Projecto da NAV Portugal entre os melhores do ano

Notícias

O projecto Model of ATM Reality in Action  – MARIA, desenvolvido pela NAV Portugal, foi reconhecido pela CANSO -Global ATM Safety Conference 2019 como um dos oito que no último ano mais contribuiram para reduzir os riscos associados à aviação.

A CANSO é a organização que reúne prestadores de serviços de navegação aérea, representando mais de 85% do tráfego mundial.

O projecto MARIA começou a ser desenhado em 2012, tendo como objectivo compilar e sistematizar a informação sobre todo o sistema de gestão de tráfego aéreo, incluindo não só as funções sob directa responsabilidade da NAV, como de elementos da restante comunidade com os quais um ANSP interage.

Como explica a NAV, este modelo documenta as interdependências entre funções, fluxos de informação, recursos e procedimentos de diferentes áreas, além dos regulamentos nacionais ou internacionais aplicáveis.

O projecto foi desenvolvido pela equipa da NAV Portugal a partir de entrevistas e observações e tem evoluído através da sua utilização ao longo dos últimos anos.

O modelo é hoje utilizado pela NAV Portugal para descrever a arquitectura do sistema de gestão de tráfego aéreo e das unidades de controlo aéreo, mas também para a antecipação e identificação de perigos e para tornar avaliações de segurança mais precisas e eficientes.

O MARIA permite avaliar os impactos que alterações técnicas, operacionais ou processuais numa dada área têm nas restantes, permitindo logo numa fase inicial a contenção dos efeitos indesejados, melhorando a eficácia das avaliações de segurança.

Além do reconhecimento internacional agora atribuído pela CANSO, o MARIA já vinha suscitando o interesse de várias congéneres internacionais, sendo reconhecido e apoiado pelo EUROCONTROL, aplicado na Torre de Controlo de Hamburgo e suscitado visitas e pedidos de informação por parte dos congéneres da Áustria, Hungria, Geórgia, Bulgária ou Qatar.

Dada a forma como este modelo foi desenvolvido, a NAV Portugal está disponível para partilhar e apoiar a sua implementação noutros ANSP.