Bosch desenvolve sistema para segurança nas estradas

Notícias Transportes

Micro sono, distracções, cinto de segurança deixado de lado – muitas das coisas que acontecem dentro de um veículo podem ter consequências desastrosas.

Para evitar situações críticas na condução e consequentemente acidentes, num futuro muito próximo os automóveis vão usar os seus sensores não apenas para monitorizar a estrada, mas também para monitorizar o condutor e outros passageiros.

Com este objectivo, a Bosch desenvolveu um novo sistema de monitorização interno, com câmaras e inteligência artificial (IA).

“Se o carro souber o que o condutor e os ocupantes estão a fazer, a condução pode tornar-se mais segura e cómoda”, afirma Harald Kroeger, membro do conselho de administração da Robert Bosch GmbH.

Este sistema da Bosch entrará em produção já em 2022.

Também nesse ano, a UE tornará a tecnologia de segurança que, por exemplo, alerta os condutores para a sonolência e distracção como um equipamento padrão em veículos novos.

A Comissão Europeia espera que, até 2038, os seus novos requisitos de segurança para veículos salvem mais de 25.000 vidas e ajudem a evitar pelo menos 140.000 feridos graves. 

Se o condutor de um veículo adormecer ou estiver a olhar para o smartphone durante 3 segundos, a 50 km/h, percorrerá 42 metros sem qualquer supervisão.

A maioria das pessoas subestima os riscos associados a estes comportamentos.

Estudos internacionais afirmam que cerca de um em cada dez acidentes são causados por distracção ou sonolência. I

sto levou a Bosch a desenvolver um sistema de monitorização interno que detecta e alerta sobre este perigo e fornece auxilio ao condutor.

Uma câmara integrada no volante detecta quando as pálpebras dos condutores estão a ficar pesadas, quando estão distraídos e quando viram a cabeça na direcção do passageiro ou dos bancos traseiros.

Graças à IA, o sistema tira as conclusões corretas desta informação: alerta os condutores desatentos, recomenda uma pausa se estiver cansado ou reduz a velocidade dos veículos – dependendo dos requisitos da construtora e também da legislação em vigor.