Fornecedores de serviços europeus têm dificuldades em convencer clientes

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Um relatório da Kaspersky revela que, apesar do aumento do outsourcing nas áreas de IT e segurança informática, as empresas europeias ainda não confiam a 100% na experiência dos seus fornecedores de serviços externos (MSP).

Um em cada dois MSP tem dificuldade em convencer os clientes a adoptarem as soluções que melhor se adaptam às suas necessidades. Isto, apesar da falta de experiência interna em segurança de IT ser um dos principais factores que motiva as empresas a contratarem estes serviços.

O mercado MSP cresceu rapidamente nos últimos anos. Segundo a consultora americana Gartner, o mercado mundial de serviços públicos de cloud crescerá cerca de 17,5% apenas em 2019. Uma tendência que também se reflete no relatório da Kaspersky “Maintaining MSP Momentum: Challenges and opportunities in an evolving IT security landscape”, no qual 31% das empresas inquiridas revela já ter contratado serviços externos de cibersegurança, e 21% prevê fazê-lo nos próximos 12 meses.

A aquisição de conhecimentos especializados em IT é um dos factores-chave para que as organizações optem por profissionais externos.

De facto, o relatório da Kaspersky revela que um terço (32%) das empresas com menos de 500 colaboradores o faz porque carece de experiência interna.

Apesar de existirem várias razões para as empresas contratarem estes parceiros, a verdade é que para os MPS tem sido um desafio recomendar os seus serviços aos clientes, de tal forma que muitos se sentem incapazes de convencer as empresas a adotarem soluções de IT mais eficazes.

Prova disso é que 30% identifica a falta de entendimento com os clientes como o principal ponto fraco do seu negócio.

Em alguns casos, também a falta de conhecimento das organizações sobre a importância da segurança de IT, consiste noutra dificuldade para os MSP. Destes, quase dois terços acreditam que os próprios utilizadores estão na origem da maioria dos problemas relacionados com tecnologia, sendo que 69% consideram que aqueles que não seguem as políticas de segurança se revelam um problema para a segurança dos clientes.

Os MSP ajudam a reduzir este tipo de riscos, actuando como consultores e proporcionando a experiência necessária para pôr em marcha as soluções e os processos mais adequados a cada empresa, com o objectivo de melhorar a cibersegurança.