INEM realiza formação para operacionalizar estrutura do módulo de emergência

Estado Notícias Saúde

O Instituto Nacional de Emergência Médica (INEM) realizou uma formação para operacionalizar a estrutura do módulo de emergência médica PT EMT.

Esta acção, organizada pelo Departamento de Emergência Médica (DEM) tem como objectivo adquirir competências e conhecer os procedimentos inerentes à operacionalização do PT EMT em cenários de catástrofes ou outro tipo de emergências complexas. Após esta ação, o INEM vê reforçado o número de operacionais disponíveis a integrar as equipas do PT EMT.

Esta estrutura, certificada pelo Organização Mundial de Saúde (OMS) como Emergency Medical Team Tipo 1 Fixo (EMT T1 Fixo), está integrada no Mecanismo Europeu de Protecção Civil. Tem como objectivo prestar cuidados de saúde às populações afectadas por emergências complexas ou catástrofes, em apoio ao sistema de saúde local. Esta estrutura do INEM já esteve envolvida durante um mês na assistência às vitimas do Ciclone Idai em Moçambique em Abril de 2019.

Participaram nesta acção formandos das mais diversas classes profissionais que integram o INEM [Médicos, Enfermeiros, Técnicos de Emergência Pré-hospitalar (TEPH), Psicólogos, profissionais dos serviços de Logística, entre outros]. Foi ainda possível contar neste curso com a presença de profissionais oriundos de estruturas externas ao INEM, tais como: o Laboratório Militar de Produtos Químicos e Farmacêuticos, a Autoridade Nacional de Emergência e Protecção Civil (ANEPC), a Força Especial de Protecção Civil e a Guarda Nacional Republicana (GNR).