Quanto recebem os responsáveis de segurança de informação em Portugal?

Cibersegurança e InfoSec Notícias

A “transformação digital” das empresas é responsável pelo investimento em algumas especializações como a CiberSecurity, IOT, Cloud, Machine Learning, Big Data em Portugal.

Segundo o estudo da Michael Page, sobre remunerações em 2020,  actualmente existe uma grande procura de perfis técnicos com as soft skills necessárias para unir os objectivos técnicos com os de negócio e para atrair e reter talento. A liderança, empatia ou capacidade comunicativa são algumas das competências mais valorizadas.
As novas gerações privilegiam o desenvolvimento profissional e desejam trabalhar em projectos nos quais possam aprender com referências do mercado.

Pretendem que o seu trabalho traga valor e, portanto, procuram organizações flexíveis, onde as mudanças são rápidas e têm um impacto positivo na sociedade. Além do salário, esperam outros benefícios como a flexibilidade horária, formação constante, escritórios agradáveis ou um bom clima laboral.

A remuneração em algumas destas especializações tem incrementado na proporção da procura no mercado, quantos menos profissionais disponíveis maiores os vencimentos.

Assiste-se ainda a um desfasamento dos vencimentos entre o Norte e o Sul, contudo as diferenças estão cada vez mais atenuadas, com o crescimento do mercado do Porto e forte investimento de empresas tecnológicas no Norte.

Os benefícios sociais são também cada vez mais valorizados, nomeadamente: tickets de restaurante, seguros (médico e de vida), telemóvel, plano de pensões, fruta e snacks, retribuição flexível, formação, trabalho remoto e acções na bolsa.

Valores salariais

Um CISO recebe em Lisboa por ano entre 56.000 e 100.000 euros. No Porto, o valor mínimo mantém-se, já o máximo apenas chega aos 69.000 euros anuais brutos.

No caso de um responsável de segurança de informação, os valores variam entre os 35.000 e 56.000 euros em Lisboa e os 35.000 e 63.000 euros no Porto.

Um director de sistemas de informação aufere anualmente entre 49.000 e 100.000 euros em Lisboa e entre 60.000 e 100.000 euros no Porto.