Aumentam casos de violência contra profissionais de saúde

Saúde

Entre o final de 2018 e Julho de 2019 registou-se um aumento de 637 incidentes de violência contra profissionais de saúde. Só nos primeiros seis meses de 2019 registaram-se mais de 600 incidentes de violência, sendo a sua maioria relativos a assédio moral ou violência verbal.

Segundo os dados da Direcção-Geral de Saúde, desde 2013 e até final de Junho de 2019, foram notificados 4893 casos de violência contra profissionais de saúde.

No primeiro semestre de 2019, a DGS recebeu por mês mais de 100 casos de violência. Dos quase 5000 casos, 57% dizem respeito a assédio moral, 20% a casos de violência verbal e 13% a situações de violência física.

Os enfermeiros são o principal grupo mais atingido, com mais de metade das situações registadas e comunicadas aquele organismo. Seguem-se os médicos com 27% dos casos.

Os agressores são normalmente utentes ou doentes ou familiares. Existem, porém, agressões entre os próprios profissionais.

Após os recentes casos de agressões registados no Hospital de Setúbal e no Centro de Saúde de Moscavide, o Sindicato Independente dos Médicos apelou ao Ministério da Saúde para a criação de condições de segurança para os profissionais.

Para os profissionais, a implementação de mais câmaras de videovigilância em lugares comuns e  a circulação de mais segurança são vistos com bons olhos. Ainda assim, muitas das agressões são cometidas no interior do consultório, à porta fechada, dificultando o controlo por parte da segurança.

Já em Maio de 2019, a tutela pensou em estratégia como a instalações de botões de pânico, já utilizados em várias unidades do país.

Também a Ordem dos Médicos já pediu uma intervenção mais assertiva das autoridades judiciais nestes casos e que o Ministério da Saúde tenha uma intervenção rápida e urgente, com medidas e políticas concretas que permitam prevenir este tipo de situações e devolver aos profissionais e utentes do SNS respeito, confiança, segurança e qualidade.

A DGS criou também o Observatório Nacional da Violência Contra os Profissionais de Saúde no Local de Trabalho com o intuito de promover a colaboração das instituições de saúde e das várias associações do sector.