Espanha já tem número de emergência para cibersegurança

Cibersegurança e InfoSec Notícias

017 é o novo número de telefone para emergências de cibersegurança que o Governo espanhol apresentou ontem. A partir de agora, crianças, cidadãos e empresas têm à disposição um número simples e curto para reportarem situações no âmbito da cibersegurança, de forma anónima.

“Hoje damos mais um passo com o arranque do 017. Trata-se de um número gratuito e confidencial através do qual os cidadãos podem fazer todas as suas consultas no âmbito da cibersegurança”, disse a ministra de assuntos económicos e transformação digital, Nadia Calviño.

O 017 centraliza os serviços de ajuda telefónica fornecidos pelo Instituto Nacional de Cibersegurança relativamente a dúvidas ou consultas sobre cibersegurança, privacidade, confiança digital, uso seguro e responsabilidade da internet e tecnologia.

O serviço está disponível todos os dias do ano, das 9:00 às 21:00, tem alcance nacional e está dirigido a menores e pessoas à sua volta (pais, educadores e profissionais que trabalham com crianças ou protecção online), cidadãos comuns e utilizadores da internet e empresas e profissionais que usem a internet e tecnologias.



Para as empresas serão atendidas questões relacionadas com a organização da cibersegurança na empresa e principais problemas associados à protecção de dados e incidentes de segurança; para os cidadãos serão respondidas as questões relacionadas com protecção de dispositivos, conexões, privacidade, fraudes e infecções;e para os menores e restantes profissionais o foco estará no apoio psicosocial, técnico e legal relacionado com situações de risco e conflitos dos menores na internet, uso excessivo de equipamentos, redes sociais e videojogos, comunidades perigosas, mediação e controlo parental e privacidade e reputação online, entre outros.