EPI inteligentes são o futuro da segurança no trabalho

Notícias Segurança no Trabalho

O equipamento de protecção individual (EPI) inteligente promete trazer maiores níveis de segurança e tranquilidade ao local de trabalho, através do uso de materiais ou componentes electrónicos melhorados. Será, porém, necessário ultrapassar alguns obstáculos para a sua aplicação eficiente a nível europeu. Uma recente paper da OSHA analisa esta situação.

As normas e obrigações nas empresas e a protecção colectiva devem ser encaradas como prioritárias. O uso de EPIs inteligentes poderá facilitar a sua implementação e traduzir-se em significativos ganhos ao nível da redução de riscos.

O EPI inteligente combina os meios de protecção tradicionais com materiais melhorados ou componentes electrónicos e pode recolher dados sobre o seu utilizador. O equipamento de protecção individual inteligente (EPI) está a tornar-se cada vez mais comum. Tais produtos têm estado expostos em feiras comerciais e em utilização há já algum tempo. Embora alguns bons produtos já existam, os EPI inteligentes são uma área em rápida evolução, e todos os participantes continuam a aprender a explorar plenamente o potencial dos EPI inteligentes.


O que é o EPI inteligente?
Os EPI, tais como sapatos de segurança, tampões de ouvidos e óculos de protecção, sempre foram importantes para proteger o utilizador de um ou muitos riscos de segurança e saúde no trabalho (SST). Se uma actividade realizada por uma pessoa – o utilizador do EPI – envolve um certo risco que não pode ser ainda mais reduzido por outros meios (técnicos ou organizacionais colectivos), a utilização do EPI é essencial para permitir a essa pessoa fazer o seu trabalho sem ou com menor risco de lesões. O EPI deve funcionar de forma fiável e proporcionar um elevado nível de protecção, diz o documento da OSHA. Este princípio da hierarquia da prevenção tem sido utilizado com sucesso desde há muito tempo.
Evidentemente, a investigação e o desenvolvimento são realizados no domínio dos EPI. Cada vez com mais frequência, são aplicadas descrições como “inteligente” aos EPI. O nível de protecção pode ser aumentado através da utilização de materiais ou componentes electrónicos melhorados nos EPI inteligentes. Os materiais melhorados têm novas propriedades: os protectores de joelho, por exemplo, são frequentemente inflexíveis e impedem os movimentos normais; contudo, o material de absorção de choques inteligente pode ser macio e flexível, permitindo movimentos normais. Quando é necessária protecção, no caso de um choque, as propriedades do material inteligente mudam, e o efeito de absorção do choque é revelado
Na maioria dos casos, a parte ‘inteligente’ do EPI inteligente é a electrónica. Neste caso, o EPI inteligente combina EPI tradicionais (por exemplo, uma peça de vestuário de protecção) com electrónica, tais como sensores, detectores, módulos de transferência de dados, baterias, cabos e outros elementos.

Exemplo de EPI inteligente

Um exemplo bem conhecido que já foi apresentado em feiras comerciais é o vestuário de protecção inteligente para os bombeiros. Vários sensores são integrados no vestuário dos bombeiros. Estes medem funções corporais tais como frequência cardíaca, pressão arterial e temperatura corporal central. Com tais dados, é possível avaliar as capacidades de trabalho da pessoa em questão. Isto não era possível no passado. Outros sensores que observam o ambiente do bombeiro podem detectar gases tóxicos ou medir a temperatura.

Além disso, as informações sobre o estado do equipamento de protecção após uma missão podem ser armazenadas. Isto é muito útil para avaliar o tipo de limpeza necessária e se o nível de protecção correcto ainda está assegurado ou não. Toda esta informação pode ser utilizada para optimizar o nível de protecção proporcionado aos bombeiros e aumentar a sua capacidade de fazer o seu trabalho. Assim, o EPI inteligente protege o utente a um nível superior, por vezes proporcionando mais conforto, e pode produzir informação valiosa para os cuidados e manutenção.

Faltam normas

O sector do EPI beneficia de uma abundância de normas. Através destas normas, a comunidade tem assegurado uma elevada qualidade dos EPI. Isto é necessário devido à importância acima referida de EPI eficazes e fiáveis. Não só os fabricantes mas também os utilizadores/compradores e os organismos apreciam poder encontrar requisitos para tipos específicos de EPI nas normas. Os utilizadores sabem que os EPI que cumprem as normas são bons EPI.
Por conseguinte, o utilizador profissional encomenda não só “sapatos de segurança” mas também “sapatos de segurança de acordo com a norma EN ISO 20345”. No entanto, a situação em relação aos EPI inteligentes é diferente. Ainda não há normas de segurança disponíveis. Os compradores não podem seguir as normas e ainda têm de confiar na sua avaliação sobre a qualidade dos EPI inteligentes. Se houver dúvidas, a única forma de as resolver é entrar em diálogo directo com o fornecedor e discutir o desempenho e as capacidades dos novos produtos.

Evidentemente, esta lacuna na normalização dos EPI inteligentes será colmatada. No entanto, isto levará algum tempo, diz o documento. Além disso, os organismos de normalização começam a reconhecer que os EPI inteligentes são um tipo de produto completamente novo.

Um exemplo é o projecto alemão de standardização sobre vestuário de visibilidade com iluminação activa. Desde o início de 2018, fabricantes, fornecedores, organismos, utilizadores e peritos em SST têm vindo a trabalhar numa especificação técnica contendo requisitos de saúde e segurança para vestuário tradicional de alta visibilidade combinado com elementos de iluminação (por exemplo, díodos luminosos). Embora este produto não seja um EPI estritamente inteligente – não há interacção com o ambiente, uma vez que a luz é ligada à mão. A parte eléctrica da norma é completamente nova para os peritos têxteis.

A nível europeu, há também alguns projectos iniciais de normalização em curso. Esboços de termos e definições para vestuário inteligente e EPI inteligente estão a ser discutidos, tal como uma proposta inicial para uma directriz SUCAM sobre vestuário inteligente de protecção contra o calor e as chamas (o vestuário de protecção dos bombeiros enquadra-se no âmbito desta directriz). O primeiro esboço de uma norma de produto para este tipo de EPI inteligente foi apresentado ao organismo de normalização relevante em Outubro de 2019.

Número de EPI inteligentes cresce

Na A+A 2019 – feira mundial de saúde e segurança no trabalho – apenas alguns dos mais de 2.000 expositores exibiram EPI inteligentes. Isto pode ser uma indicação da extensão dos desafios acima mencionados. Alguns deles eram peças de vestuário com iluminação activa. Uma solução integra um sensor num colete de iluminação activa que avisa o utente se uma máquina móvel, equipada com o sensor correspondente, se aproximar demasiado. O sensor vibra e gera som e as luzes começam a piscar. Na máquina, aparecem sinais de aviso semelhantes; é mesmo possível utilizar o equipamento para controlar a velocidade da máquina para evitar a colisão com a pessoa detectada.

Outra solução inteligente apresentada utilizou um sensor incorporado em roupa interior para monitorizar o ritmo cardíaco do utente e comunicar com um smartphone. Na fase de desenvolvimento actual, o sistema avisa o utilizador se o ritmo cardíaco ultrapassar um limiar personalizável, a fim de evitar acidentes devido a stress excessivo. O sistema foi desenvolvido para trabalhadores que efectuam manutenção em linhas de transmissão de energia de alta tensão. É também capaz de detectar se o utente cai e de transmitir uma chamada de emergência imediata.

Outra inovação interessante exposta na exposição estava relacionada com um projecto de investigação sobre vestuário de bombeiros para uso específico em embarcações.

Exemplo de EPI Inteligente

O EPI inteligente é suposto oferecer um nível de protecção mais elevado. No entanto, como mencionado acima, ainda existem alguns obstáculos a ultrapassar antes que os benefícios prometidos possam ser postos em prática.
Em primeiro lugar, os utilizadores em particular devem estar conscientes de que não há garantia de protecção a 100%, nem mesmo com os EPI inteligentes.
Além disso, os fabricantes e organismos notificados devem assegurar-se de que os EPI inteligentes não representam novos riscos para o utilizador. Por exemplo, as baterias, necessárias para alimentar a electrónica e normalmente usadas muito perto do corpo no caso dos EPI inteligentes, não devem aquecer demasiado e não devem certamente incendiar-se ou, pior ainda, explodir. Outros riscos eléctricos, por exemplo, relacionados com a tensão, campos electromagnéticos e CEM, devem ser minimizados. Devem ser fornecidas informações sobre quem não está autorizado a utilizar o EPI inteligente.
PPE por causa dos implantes médicos que podem ser perturbados pelos componentes eléctricos. Em geral, deve ser prestada atenção para garantir que os elementos de protecção inteligentes e tradicionais funcionem bem juntos e não interferem um com o outro, em particular reduzindo a protecção propriedades ou criando novos riscos para o utilizador.

O EPI inteligente está frequentemente associado à captura, recolha e transferência de dados. É compreensível que os utilizadores enfatizem a protecção de dados como um dos principais requisitos para a aceitação.

A supervisão constante pode causar stress e ansiedade, refere o documento. Isto aplica-se em particular “quando não há informação sobre/compreensão sobre que dados são recolhidos, como são utilizados e com que finalidade”. Consequentemente, para que os EPI inteligentes capazes de recolher dados sejam utilizados com sucesso, os utilizadores devem ser bem informados sobre que dados são recolhidos e o que é feito com eles (no que diz respeito à avaliação, mas também ao armazenamento). Caso contrário, a aceitação de EPI inteligentes entre os utilizadores será muito baixa. Quando se trata do tratamento de dados dos trabalhadores, o Regulamento Geral de Protecção de Dados (GDPR) tem de ser seguido. O objectivo deve ser o de desenvolver desenhos para produtos de EPI inteligentes, e regras para a sua utilização, que minimizem a recolha de dados.