75% dos inquiridos indicam que “não há requisitos para sprinklers em prédios no seu país”

Notícias

O estudo comparativo sobre os requisitos nacionais de segurança contra incêndios – parte 1 – prédios residenciais, desenvolvido pela Fire Safe Europe, analisa a situação vivida em 19 países europeus. Segundo a informação, consultada pela Security Magazine, “75% dos inquiridos indicam que não há requisitos para uso de sprinklers em prédios residenciais no seu país”.

Ainda assim, “cada vez mais edifícios, independentemente da sua utilização, são protegidos com sistemas de extinção automática de incêndios devido à sua eficácia comprovada”.

A Tecnifuego, associação espanhola que integra a FSE, aponta que “a maioria dos países protege os seus edifícios residenciais e de escritórios de alturas entre 28 a 32m, que são considerados impraticáveis para extinguir um possível incêndios do exterior do edifício”. Estes países, diz, “estendem as medidas de protecção contra incêndios necessárias para edifícios residenciais públicos a habitações residenciais e de uso terciário, oferecendo maior segurança aos que vivem ou trabalham em edifícios acima de certos limites de altura”.

Este relatório, centrado em prédios residenciais, é o primeiro de uma série de três. Outro questionário será aberto em breve, desta vez dedicado aos requisitos nacionais de segurança contra incêndios para hospitais. A terceira parte será dedicada às escolas.

O objectivo deste estudo é permitir partilhar conhecimentos e compreender melhor o que os diferentes países estão a fazer em termos de segurança contra incêndios.