NAV Portugal aprova SAT referente à automação de controlo de tráfego aéreo

Notícias Transportes

A NAV Portugal aprovou o Site Acceptance Test (SAT) do Top Sky ATC, fornecido pela Thales. O TopSky – ATC assume-se como a “mais avançada do mundo para a automatização do controlo de tráfego aéreo, designada para controlar o tráfego em rota, aproximação e tráfego oceânico, tanto em ambientes civis como militares”.

O SAT tem como objectivo realizar diferentes casos de utilização, certificando-se de que todos os sistemas estão em perfeito funcionamento. Segundo a informação divulgada pela Thales, “a aceitação oficial do nosso cliente anuncia que concluímos com sucesso o projecto e que a NAV Portugal está agora equipada com a mais avançada solução de automação de controlo de tráfego aéreo do mundo”.

A NAV Portugal aderiu em 2018 à aliança COOPANS (Cooperação entre Prestadores de Serviços de Navegação Aérea), o principal exemplo na Europa de uma parceria industrial com cooperação entre múltiplos prestadores de serviços de navegação aérea (ANSPs) – Áustria (Austro Control), Croácia (Croatia Control), Dinamarca (Naviair), Irlanda (Irish Aviation Authority) e Suécia (LFV) – e uma boa relação de trabalho com o seu fornecedor de sistemas ATM – Thales.

Esta parceria internacional visa operar e desenvolver um sistema comum de gestão de tráfego aéreo com o maior volume de tráfego aéreo gerido na Europa.