Centi e Viatel criam etiqueta que armazena energia e monitoriza localização de mercadorias

Notícias

É uma solução tecnológica que pretende optimizar o controlo e a gestão logística de mercadorias durante o seu transporte. Chama-se TAG-RFID e é uma etiqueta que vai permitir monitorizar, em tempo real, a localização e o estado de uma mercadoria ou equipamento, para garantir que a qualidade se mantém durante o seu transporte. 

Os dados obtidos através da etiqueta, que terá ainda capacidade de armazenamento de energia, serão transmitidos para uma App que permitirá analisar toda a informação associada ao produto. 

A inovação, cujo lançamento está previsto em 2022, resulta da investigação do CeNTI e da Viatel, empresa portuguesa líder no setor da Engenharia de Redes de Telecomunicações.

O Projeto Vi-TAG é cofinanciado pelo Portugal 2020, no âmbito do Programa Operacional Competitividade e Internacionalização (COMPETE 2020) e do Fundo Europeu de Desenvolvimento Regional.

O projecto Vi-TAG tem como propósito a criação de uma etiqueta integrada com sistemas com carregamento energético sem fios e maior autonomia, sensorização e comunicação, directamente em produtos transaccionáveis.

Assim, pretende-se o desenvolvimento de novas soluções de sensores, hardware para o armazenamento de energia, sistemas de carregamento sem fios e respetiva integração, pela implementação de sistemas de baixo custo e maior capacidade de aquisição de informação qualitativa dos produtos aquando do seu transporte.

Resultados

1. Implementação de uma arquitetura UHRF para comunicação e capaz de alimentar sistemas de baixo consumo energético;

2. Sensores impressos para medição de parâmetros como humidade, temperatura e posição, entre outros, para aplicação em caixas e itens de transporte para respetiva monitorização.

3. Criação de um novo e único sistema de monitorização e controlo de stocks entre armazéns, fábricas e unidades móveis de transporte.

Se gosta desta notícia, subscreva gratuitamente a newsletter da Security Magazine.