Projecto NewDimensions da Efacec está na fase final

Cibersegurança e InfoSec Notícias Transportes

Está na fase final de realização pela Efacec, o projecto de inovação NewDimensions (P2020), o qual teve como objetivo incrementar as funcionalidades e aperfeiçoar a solução Efacec de Centros de Controlo para ferrovia e metros, aumentando a sua flexibilidade, capacidade de automatização e segurança. O projecto contou também com a participação do INESC Tec.

Foi desenvolvido um módulo de parametrização/automatização da gestão da informação ao público nas estações metro e ferroviárias, que permite acrescentar regras pré-parametrizadas, tornando o sistema mais autónomo de intervenções humanas e mais reactivo, aumentando a qualidade, quer no conteúdo, quer no tempo da informação apresentada.

No âmbito do projecto foi também desenvolvido um módulo de “machine learning” com o objetivo de fornecer informação necessária às equipas de manutenção de forma a ser possível efectuar uma manutenção preditiva eficaz. Este módulo recolhe a informação disponível sobre o estado dos diferentes componentes e aplica sobre os mesmos algoritmos para análise de previsões de falhas dos mesmos.

Adicionalmente e na componente de segurança foi também parametrizado um módulo com o objectivo de fazer a detecção na rede informática de possíveis ameaças de ataques cibernéticos, procurando padrões e/ou comportamentos estranhos e gerando os respetivos alarmes.

Todo este trabalho foi realizado tendo como objectivo uma migração/adaptação da plataforma para um ambiente Cloud, cada vez mais solicitado pelos clientes.

Se gosta desta notícia, subscreva gratuitamente a newsletter da Security Magazine.