Future Compta desenvolveu sistema inteligente de detecção precoce de incêndios florestais

Detecção e Combate a Incêndios IA Notícias

O FireAI é um sistema inteligente de detecção precoce de incêndios florestais. O sistema foi desenvolvido pela Future Compta e conta com o apoio do Compete 2020.

Segundo a informação divulgada pelo Compete 2020, o objectivo deste projecto passou por desenvolver uma solução de detecção de incêndios florestais de elevada eficácia, permitindo ser amplamente implementada, em qualquer área florestal.

Como explica Rui Almeida, Product R&D Specialist na Future Compta, ao site do Compete 2020, “o FireAI – Intelligent Forest Fire Detection Solution nasceu com o objectivo de desenvolver um sistema de detecção de incêndios florestais inteligente, que conseguisse conjugar duas vertentes: detecção altamente fiável de incêndios em fase inicial, mesmo sobre as mais variadas e adversas condições de terreno, atmosféricas e ambientais e implementação fácil, simples e, principalmente, de baixo custo”.

Em termos de valores, a empresa procurou desenvolver um sistema que fornecesse uma taxa de detecção de fogos reais próxima de 100% e taxa de falsos positivos próxima de 0%.

O sistema usa simples câmaras de vídeo que poderão dispensar sistemas motorizados para cobrir os 360º. A cobertura, segundo a informação divulgada, pode ser realizada pela conjugação de imagens de três ou quatro câmaras.

O sistema faz a detecção por via de um sistema inteligente baseado em redes neuronais convulsionadas.

O projecto contou com o apoio do COMPETE 2020, no âmbito do Sistema de Incentivos à Investigação e Desenvolvimento Tecnológico, envolvendo um investimento elegível de cerca de 734 mil euros, o que resultou num incentivo FEDER de cerca de 420 mil euros.