PSP assinalou dia do segurança privado

Notícias Segurança Privada

O dia do segurança privado foi assinalado a 5 de Setembro pela Polícia de Segurança Pública, data de publicação do primeiro diploma legal em Portugal que regulamentou a actividade, em 1986.

A iniciativa foi acolhida pelo Conselho de Segurança Privada em 2020 e visa reconhecer e valorizar o papel activo de seguranças privados no contexto da segurança interna, de complementaridade da segurança pública.

 O Departamento de Segurança Privada (DSP) foi criado em 2007 como consequência da passagem para a PSP da competência exclusiva, em todo o território nacional, do licenciamento, regulação e fiscalização da atividade de segurança privada, assinalando este mês 15 anos de existência.

Portugal tem um universo de 83 empresas, 31 entidades titulares de licença de autoproteção, 37 entidades formadoras e mais de 60 000 profissionais de segurança privada, que por sua vez são detentores de mais de 95 000 cartões de vigilante.

Se gosta desta notícia, subscreva gratuitamente a newsletter da Security Magazine e receba informações como esta no seu email.