Estratégia de Saúde Global da UE para melhorar a segurança sanitária global e proporcionar melhor saúde para todos

Notícias

Hoje, a Comissão Europeia adoptou uma nova Estratégia de Saúde Global da UE para melhorar a segurança sanitária global e proporcionar melhor saúde para todos num mundo em mudança.

Com a Estratégia, a UE aprofunda a sua liderança e reafirma a sua responsabilidade de enfrentar frontalmente os principais desafios globais e as desigualdades na saúde: a agenda inacabada na saúde global e o combate às ameaças à saúde na era das pandemias.

A Estratégia posiciona a saúde global como um pilar essencial da política externa da UE, um sector crítico geopoliticamente e central para a autonomia estratégica da UE.

Promove parcerias sustentáveis e significativas de igual para igual com base no Portal Global.

Sendo a dimensão externa da União Europeia da Saúde, a estratégia foi concebida para orientar a acção da UE no sentido de assegurar uma melhor preparação e resposta às ameaças para a saúde de uma forma sem descontinuidades.

Uma nova abordagem para enfrentar os desafios globais

A Estratégia apresenta três prioridades-chave inter-relacionadas ao lidar com os desafios da saúde global:

-proporcionar melhor saúde e bem-estar às pessoas ao longo da vida;
-reforçar os sistemas de saúde e fazer avançar a cobertura universal da saúde;
-prevenir e combater as ameaças à saúde, incluindo as pandemias, aplicando uma abordagem de Uma Saúde.

A Estratégia procura recuperar o terreno perdido para alcançar as metas universais relacionadas com a saúde nos Objectivos de Desenvolvimento Sustentável para 2030.

Para tal, a estratégia reorienta a nossa acção para alcançar a cobertura universal da saúde, reforçando os cuidados primários de saúde, e combatendo as causas profundas de doenças como a pobreza e as desigualdades sociais.

A estratégia salienta a importância de abordar importantes factores de saúde como as alterações climáticas e a degradação ambiental, a segurança alimentar, os conflitos e outras crises humanitárias.

Por conseguinte, a Estratégia introduz uma abordagem sólida de “saúde em todas as políticas” para assegurar que uma grande variedade de políticas contribua genuinamente para os objectivos de saúde.

Identifica três factores-chave para uma melhor saúde, nomeadamente a digitalização, a investigação, e uma força de trabalho qualificada com acções concretas para avançar globalmente nestas áreas

A Estratégia procura também melhorar a segurança sanitária global, protegendo assim os cidadãos das ameaças através da intensificação da prevenção, preparação e resposta, e detecção precoce.

Estas ameaças podem ser químicas, biológicas, ou nucleares – ou pandemias, incluindo o assassino silencioso que é a resistência antimicrobiana.

A Estratégia sugere uma grande variedade de acções para enfrentar estas ameaças:

-um acesso mais equitativo a vacinas e tratamentos médicos através do reforço dos sistemas farmacêuticos locais e da capacidade de fabrico
regras internacionais robustas e vinculativas sobre pandemias
-maior vigilância e detecção de agentes patogénicos
-uma abordagem global que aborda todas as ligações entre o ambiente, a saúde animal/planta e a saúde humana (“Uma abordagem de Saúde”)
medida que uma nova ordem de saúde global está a emergir, a Estratégia estabelece o caminho para que a UE contribua para a moldar através de um envolvimento mais estratégico, assertivo e eficaz.

Se quer ler notícias como esta, subscreva gratuitamente a newsletter da Security Magazine..