DB Schenker utiliza etiquetas ultra-finas de última geração para o seguimento de envios

Notícias Supply Chain

O operador logístico DB Schenker passou a disponibilizar na Europa um acompanhamento global dos envios de mercadorias com um rótulo inovador ultra-fino e de alta tecnologia desenvolvido pela Sensos. É um produto descartável que pode ser colado em contentores, paletes ou caixas individuais, permitindo o seguimento dos envios no transporte rodoviário, aéreo e marítimo numa única base de dados.

A etiqueta envia dados de localização e temperatura em tempo real através da rede móvel. Da mesma forma, o cliente é alertado se a embalagem estiver a ser adulterada durante o transporte. A concepção criteriosa da etiqueta aumenta a segurança de envios valiosos, uma vez que é discreta e o rastreio passa despercebido.

David Pollender, responsável da área de desenvolvimento de produtos IoT da DB Schenker, afirmou que, “a tecnologia de localização cabe agora num autocolante de tamanho milimétrico. A etiqueta Sensos é tão pequena e leve que pode ser utilizada para cargas de qualquer tamanho. Juntamente com a solução IoT connect2track da DB Schenker, proporciona visibilidade e monitorização do estado dos envios. Isto melhora significativamente a oferta existente para os nossos clientes e torna a monitorização ainda mais flexível e segura.”

Aviv Casto, director geral da Sensos, reforça que , “assumimos a missão para revolucionar o mundo da cadeia de abastecimento, proporcionando uma visibilidade alargada do início ao fim do percurso das encomendas. A nossa solução permite uma execução orientada por dados, optimizando a logística para vários casos de utilização. Estamos gratos por ter a DB Schenker como parceiro desde o primeiro dia e pela sua contribuição na adaptação do produto ao mercado.”

A etiqueta descartável está equipada com uma pilha sem lítio, que emite menos CO2 na sua produção do que as pilhas convencionais e atinge tempos de funcionamento de até seis meses, apesar do seu tamanho pequeno. Graças ao seu baixo peso, a etiqueta consome menos energia durante o transporte e o envio de retorno deixa de ser necessário.

A DB Schenker foi um dos primeiros parceiros da Sensos, uma empresa do grupo Sony Semiconductor Solutions Corporation, e contribuiu para a oferta destes produtos. Como parte deste processo, o fornecedor global de serviços logísticos ajudou a definir os requisitos e testou a solução Sensos numa fase piloto com protótipos de carga terrestre e aérea.

A plataforma connect2track da DB Schenker permite aos clientes monitorizar a localização e o estado de uma remessa (por exemplo, temperatura e humidade). Oferece cálculo contínuo da hora de chegada estimada com base em dados em tempo real, maior segurança através de alarmes de abertura e maior eficiência através da optimização da cadeia de abastecimento.

Se quer ler notícias como esta, subscreva gratuitamente a newsletter da Security Magazine.