Projecto -piloto na Amadora junta alarmes a sistemas públicos de videovigilância

Estado Notícias Segurança Electrónica

Um projecto-piloto, em fase de finalização no Ministério da Administração Interna, irá fazer a inclusão de alarmes com os sistemas de videovigilância públicos. O projecto arranca durante este ano.

Segundo a informação, divulgada pelo “Público”, o sistema de alarma permitirá aos operadores de videovigilância receberem de forma automática um sinal de alarme quando forem detectados factores que potenciem situações de risco. Estas situações podem ocorrem no caso de um automóvel circular em contramão, uma mala abandonada durante determinado período, entre outros.

Esta é uma das medidas incluídas na Estratégia Integrada da Segurança Urbana, a qual tem contextos específicos de actuação para zonas urbanas sensíveis e de diversão nocturna, contextos escolares e desportivos.

A Estratégia Integrada de Segurança Urbana 2022-2026 tem como eixos a administração central, autarquias locais e entidades privadas, tendo em conta as ameaças externas – como terrorismo, tráfico de seres humanos, de droga e de armas – e internas. Entre as ameaças internas, a Secretária de Estado destacou a delinquência juvenil, contextos sociais específicos e criminalidade organizada.

A Estratégia Integrada de Segurança Urbana conta como linhas de actuação programas de policiamento de proximidade já existentes, como os Contractos Locais de Segurança, Escola Segura, Noite Segura e Idosos em Segurança, que vão ser reforçados, bem como Desporto em Segurança, uma área com necessidade de intervenção.

Se quer ler notícias como esta, subscreva gratuitamente a newsletter da Security Magazine.