Obras de Banksy na Ucrânia protegidas pela Ajax Systems

Notícias

As obras de arte de Banksy tornaram-se um símbolo de resiliência na Ucrânia representando um valor cultural e histórico para o país como um lembrete de que a luz triunfará sobre a escuridão.

A Ajax Systems implementou uma solução para proteger as obras de Banksy, na região de Kiev. O projecto foi desenvolvido por iniciativa da Administração Militar Regional de Kiev e da administração local.

Os sistemas de segurança sem fios Ajax foram instalados em quatro obras de Banksy em Borodyanka, Irpin e Horenka. As obras de arte estão protegidas contra possíveis vandalismos e condições meteorológicas. As obras de arte são monitorizadas 24 horas por dia, 7 dias por semana pela empresa de segurança Sheriff. A unidade de resposta rápida reagirá instantaneamente a qualquer tentativa de roubar ou danificar os murais. As obras serão protegidas até serem transferidas para o museu.

“As obras de Banksy têm valor cultural e histórico para o país como um lembrete de que a luz triunfará sobre a escuridão. É considerado importante contrariar possíveis tentativas de vandalismo, que de facto já ocorreram. Agradecemos aos nossos parceiros e engenheiros de segurança, pois encontraram e implementaram uma solução bem sucedida num ambiente desafiante” disse Oleh Torkunov, Chefe Adjunto da Administração Militar Regional de Kiev.

Os detectores de movimento MotionCam Outdoor PhOD e os detectores de abertura DoorProtect Plus protegem as obras de arte contra qualquer tentativa de as danificar ou abordar. Os sensores integrados reagem a impactos e vibrações. Em caso de alarme, a sirene StreetSiren é activada e a unidade de resposta rápida chega. As paredes transparentes de policarbonato protegem as obras de obras de arte de factores externos. A imagem de um judoca em Borodyanka tem também uma estrutura de protecção temporária com o monitor de qualidade do ar inteligente LifeQuality no seu interior. O LifeQuality mede os níveis de CO2, temperatura e humidade. O relé WallSwitch ajuda a automatizar o controlo microclimático para manter a pintura segura.

“Agradecemos à Ajax Systems por reagir rapidamente e proteger as pinturas. Estas obras de arte são artefactos de guerra que temos de preservar para os ucranianos. As nossas cidades sofreram uma destruição significativa e estas obras de arte representam uma forte e inegável convicção de que a vida triunfará”, diz Heorhii Yerko, Chefe Interino do Conselho de Assentamento de Borodyanka.

O sistema de segurança inclui 20 detectores e 4 painéis de controlo (hubs). O funcionamento dos detectores não depende de uma fonte de alimentação contínua. O painel de controlo pode ser localizado num ponto remoto. O centro mantém a comunicação com os dispositivos a uma distância de até 1.700 metros e transmite alarmes em menos de 0,15 segundos.

“Proteger tais objectos é um desafio para qualquer sistema de segurança ou instalador. Havia muitos obstáculos, desde edifícios destruídos com tintas até à ausência de alimentação eléctrica. No entanto, com o apoio da Administração Regional de Kiev e do Ministério, conseguimos encontrar e implementar as soluções necessárias. Estamos satisfeitos por ver que os produtos Ajax protegem a cultura mesmo em tempos tão difíceis”, comenta Valentine Hrytsenko, Director de Marketing do Ajax System.

No Outono de 2022, a obra de arte de Banksy apareceu nas cidades ucranianas e tornou-se um dos símbolos de apoio à Ucrânia. Em Dezembro de 2022, houve uma tentativa de roubar um dos quadros. Por este motivo, o projecto foi iniciado.

Esta não é a primeira iniciativa da Ajax Systems para proteger monumentos artísticos e culturais na Ucrânia e no estrangeiro. Em 2021, a Constituição original de Pylyp Orlyk estava sob constante supervisão do sistema Ajax no edifício histórico da Catedral de Santa Sofia. No mesmo ano, o sistema de segurança Ajax foi instalado no Museu Parkhomivka, com o nome de A.F. Lunov. Além disso, a empresa protege um Património Mundial da UNESCO na Noruega: a arquitectura de madeira da cidade de Bergen.

Se quer ler notícias como esta, subscreva gratuitamente a newsletter da Security Magazine.