Cisco Portugal lança Academia de Cibersegurança em Setembro

Cibersegurança e InfoSec Ensino Notícias

A Cisco anunciou recentemente que irá lançar a “Cisco Cybersecurity Academy” no próximo dia 12 de Setembro, em Lisboa. Tal como em muitas partes do mundo, Portugal está a registar uma significativa escassez de talento na área de cibersegurança. Com esta iniciativa, a Cisco vai ajudar o país a enfrentar este desafio da escassez de competências e contribuir para a criação de um sólido pipeline de especialistas em cibersegurança adequadamente formados e certificados.

“No mundo digital de hoje, a cibersegurança é responsabilidade de todos e manter os ‘maus da fita’ afastados requer colaboração entre os sectores público e privado. Com a criação da Cisco Cybersecurity Academy em Portugal, o nosso objectivo é ajudar a educar e formar a próxima geração de profissionais de defesa e cibersegurança. Juntos, devemos focar-nos em colmatar a lacuna de competências e garantir que o nosso futuro digital é seguro,” afirmou Emma Carpenter, Vice President, Global Security Specialists da Cisco.

A Cisco está a trabalhar neste projecto com um ecossistema diversificado de organizações, incluindo universidades técnicas de topo em Portugal e parceiros-chave na área da cibersegurança. O programa terá início em Setembro, com 18 formandos que serão recrutados nas suas universidades.

Os clientes da Cisco também vão participar, partilhando com os estudantes os seus pontos de vista e experiência. Por fim, os parceiros locais da empresa vão igualmente contribuir e co-investir nesta primeira edição da Academia.

Ao longo dos seis meses do programa, a Cisco e os seus os parceiros vão formar os alunos, preparando-os para as certificações CCNA (Cisco Certified Networking Associate), CyberOps Associate & Security Networking com Cisco Firepower, e ainda Ethical Hacker, que é uma certificação independente e reconhecida pela indústria. Entre estes módulos, os participantes vão desfrutar de semanas de rotação prática para adquirirem experiência “real”. Para além das sessões técnicas, a Cybersecurity Academy vai ainda oferecer formação em competências transversais e palestras de especialistas da Cisco, clientes e outros oradores externos influentes.

“A criação da Cisco Cybersecurity Academy em Portugal é um testemunho do nosso empenho em desenvolver uma força de trabalho de cibersegurança bem formada e certificada, e em ajudar a colmatar a falta de talento em cibersegurança no nosso país. Orgulhamo-nos de colaborar com universidades de topo, parceiros locais e clientes nesta iniciativa que vai equipar os participantes com competências técnicas e transversais. Estamos ansiosos por testemunhar o impacto positivo que este programa terá no panorama da cibersegurança em Portugal”, comentou Miguel Almeida, General Manager da Cisco Portugal.

Este artigo faz parte da edição especial. Para ler artigos como este, subscreva a nossa newsletter semanal.