O grupo Semapa, integrado pelas empresas Navigator, Secil, ETSA, Triangle’s, Semapa Next e UTIS, coloca a segurança de trabalhadores dentro das suas preocupações, nomeadamente no que diz respeito à segurança no trabalho, entre outros.
A natureza industrial da maior parte dos negócios das empresas do grupo Semapa “acarreta riscos potencialmente significativos para a saúde e segurança dos colaboradores, que poderão levar à ocorrência de acidentes de trabalho e desenvolvimento de doenças ocupacionais”, refere o Relatório de Contas da empresa.
De referir também que “o trabalho por turnos, a falta de equilíbrio entre a vida profissional e pessoal, entre outros, poderão ser factores de tensão e de degradação da saúde mental, riscos esses que foram aumentados pela pandemia”.
Pelo impacto na vida das pessoas e pela perda de produtividade e outros custos que acarreta, a Saúde, Segurança e bem-estar no trabalho (SST) representa um tema da maior relevância para o grupo.
Atento a esta realidade, o grupo investe na criação de condições de trabalho seguras, na prevenção e na formação, como parte do desenvolvimento de uma cultura de segurança e saúde no trabalho. A implementação e certificação de Sistemas de Gestão de Segurança e Saúde no Trabalho, de acordo com a ISO 45001, é uma das apostas das Participadas Navigator e Secil. Como é apontado no seu relatório, a área da saúde ocupacional e a adopção de práticas promotoras do bem-estar tem tido igualmente desenvolvimentos junto das diversas empresas.
Constituído grupo de trabalho
Importa salientar que o grupo Semapa, no âmbito da sua Comissão de Sustentabilidade, tem constituído, desde 2017, um Grupo de Trabalho dedicado a este. Este grupo foi iniciado pelos responsáveis de SST da Secil e da Navigator, com integração da ETSA em 2020 e da UTIS em 2023. A Triangle’s passou a integrar este grupo este ano.
No último ano o grupo registou um total de 369 acidentes de trabalho, o que representa um ligeiro decréscimo face ao ano de 2022. No seu roteiro para 2030, o grupo quer atingir a meta dos Zero Acidentes através da melhoria contínua na segurança, com a adopção da sua nova estratégia 2022-2025. Recorde-se que o grupo conta com mais de 20.304 colaboradores. Do total dos 213 acidentes que aconteceram com colaboradores próprios, foram perdidos mais de 2600 dias de trabalho em 2023.
Nas suas metas para 2030, o grupo pretende desenvolver o Eixo Ergonomia com 100 postos de trabalho intervencionados até 2030 e realizar cursos de formação de forma contínua em SST na actividade florestal aos prestadores de serviços, fornecedores e agentes do sector, procurando realizar mais de 600 horas anuais.
Meta 2030
Em 2023, o grupo de trabalho deu continuidade à realização de reuniões mensais, com o objectivo de criar momentos de discussão e análise entre as empresas participadas sobre o tema da SST.
Tirando partido das experiências e conhecimentos de cada empresa, promoveu a partilha de boas práticas e iniciativas, tentando criar economias de escala no âmbito da segurança e saúde no trabalho.
Entre as partilhas, relevam-se os eventos, procedimentos, monitorização de indicadores pró-activos e reactivos, os Roadmaps estabelecidos e a “missão zero”, entre outros aspectos. Desta forma, é criada a possibilidade de avaliar a aplicabilidade, com os devidos ajustes, noutras unidades industriais, existindo um interlocutor disponível para feedback e suporte. Nestas reuniões são também definidos os indicadores Semapa.
Triangle’s: definido plano de visitas
Na TRIANGLE’S, no âmbito das boas práticas de SST, foi definido um grupo de auditores internos constituído por elementos da Secil e da Navigator. A auditoria teve por base a norma ISO 45001, a legislação aplicável, bem como os conhecimentos e a experiência da equipa que realizou a visita à Triangle’s, onde, durante um dia, foram avaliados vários aspectos, com emissão de um relatório que é uma peça essencial para a definição de um plano de acção e posterior acompanhamento.
Devido ao sucesso da auditoria foi definido um plano de visitas no âmbito da Saúde, Segurança e Bem-Estar às várias participadas, já estando previstas as visitas à ETSA e UTIS. Este plano irá funcionar como benchmarking a nível do grupo, e esta iniciativa irá permitir alinhar e contribuir para a melhoria contínua dos aspectos da Segurança e da Saúde no Grupo.
Navigator: missão zero
A Navigator, em linha com a estratégia para a segurança e saúde – Missão Zero –, investiu na monitorização e controlo; excelência operacional; liderança; competências; e programa comportamental.
No seguimento da criação do novo modelo de governance da Saúde e Segurança (concretizado no ano anterior), em 2023 procedeu à consolidação operacional dos Comités – Locais, Corporativos e da Administração –, que agilizam a tomada de decisão e garantem uma maior participação das equipas promovendo uma actuação mais robusta e eficiente. O ano fica marcado pela criação da Direcção de Segurança e Sistemas de Suporte, que está ligada à valorização de aspectos sociais, sustentabilidade, gestão, tomada de decisão e incentivo à inovação e melhoria.
Em 2023, a continuidade do Programa de Saúde Ocupacional e a melhoria dos postos de trabalho com impacto na saúde e na produtividade – Projecto de Ergonomia. Foi feito o reforço das competências dos Colaboradores na adopção de práticas seguras, por via de acções de formação e sensibilização, com particular destaque para o curso “SafePro”, workshops de “Liderança em Segurança”, as “Conversas de Segurança”, entre outros.
Foi dado início ao reconhecimento formal das atitudes proactivas dos Colaboradores na identificação de potenciais perigos, o que revela a importância que a equipa de gestão da empresa dedica à segurança no trabalho, nomeadamente no pilar comportamental.
Foi realizada a implementação de práticas proactivas, como safety walks, para identificar e corrigir condições inseguras, além do reforço das regras cardinais para assegurar a conformidade com os padrões de segurança da Navigator. Foram realizadas auditorias corporativas cruzadas abrangentes em toda a organização em Portugal, visando avaliar e aprimorar os padrões de segurança em diferentes áreas, garantindo conformidade e eficácia, entre várias outras iniciativas.
Mais de 300 Colaboradores participaram nos seis workshops “Liderança para a Segurança” realizados nos últimos meses de 2023 em Setúbal, Aveiro e Figueira da Foz. Dirigidos a directores, responsáveis de área e supervisores, quer das áreas industriais, quer florestais, a formação foi assegurada pela Balmert, empresa norte-americana com uma vasta experiência em segurança na indústria da pasta e papel.
Na Navigator, todos os colaboradores estão familiarizados com a SafePro, uma formação completa sobre segurança, em regime de e-learning, desenvolvida em 10 módulos, num total de quase 12 horas. Especificamente para os novos Colaboradores, foi criado o SafePro Onboarding, uma formação presencial em que os temas são discutidos de acordo com as áreas que vão integrar. Após a formação, e durante um tempo determinado, os novos Colaboradores são acompanhados por tutores, de forma que a sua integração no trabalho seja feita com uma atenção particular às regras de segurança
Secil: roteiro de segurança
Com o novo ciclo estratégico na Secil, a área de Saúde e Segurança acompanha a ambição e, para 2025, foram definidos novos objectivos e um Roteiro de Saúde e Segurança – uma ferramenta global e transversal, que unifica a estratégia do Grupo relativamente à saúde e segurança no trabalho.
Cada país tem o seu próprio Roteiro com acções comuns ao grupo e específicas da localização, sendo responsável pela sua execução. De referir que é promovido um acompanhamento trimestral destes Roteiros junto de cada geografia/negócio, assim como a partilha e disseminação de iniciativas e boas práticas.
A Secil tem uma Política de Saúde e Segurança – que assenta na melhoria contínua dos processos, através da implementação de um sistema de gestão efectivo e de uma forte liderança – sustentada por cinco pilares: liderança, segurança operacional, sistemas de gestão, comunicação e formação.
Das iniciativas em curso, destacam-se quatro projectos que têm tido continuidade e impacto positivo ao longo dos anos, nomeadamente: Diálogos Diários de Segurança (DDS), Safety Walks (SW), Safety Moment e Cartão STOP/GO.
De referir que o Projeto Elos é uma iniciativa corporativa que tem vindo a adquirir relevância em todo o grupo, tendo tido expansão para as geografias onde a Secil opera. No âmbito do seu plano anual de formações de Segurança que contribuem para o objectivo global, a SAFE (Área corporativa de Saúde e Segurança do Grupo) apostou na “Identificação de Perigos e Avaliação de Riscos” durante o ano de 2023, desafiando todas as geografias a adoptar as formações de SST.
O Framework de Segurança da Secil é um sistema personalizado concebido para responder às necessidades de Saúde e Segurança Ocupacional (SSO) da Organização. Composto por 37 elementos organizados em três pilares, fornece directrizes, critérios e indicadores para melhores práticas de SST: Pilar Pessoas, Pilar Excelência Operacional e Pilar Excelência em Gestão.
ETSA: caminho para a segurança
A ETSA em 2023, prosseguiu o “caminho para a segurança”, focando-se em dois aspectos fundamentais: o poder trabalhar em segurança e o saber trabalhar em segurança. Em resultado destes dois objectivos, focou-se na protecção contra explosões; levantamento das necessidades de sinalização e elaboração do procedimento de sinalização de segurança; consulta bianual aos trabalhadores no âmbito da saúde e segurança; desenvolvimento e revisão de instruções de segurança; protecção contra incêndios, com visitas periódicas às unidades, elaboração de planos de segurança internos e realização de vistorias (com emissão de Relatórios das Condições e posterior acompanhamento das Medidas Preventivas e Correctivas Sugeridas) e criação de uma ferramenta informática que agrega e disponibiliza a todos os colaboradores da empresa o acesso à informação de Segurança e Higiene no Trabalho, (como são as fichas de dados de segurança dos produtos, fichas de funções, conteúdo das formações ministradas, instruções de segurança, identificação de perigos e avaliação de riscos por função, manual de segurança interno, matriz de EPI, planos de higienização, procedimentos, entre outras).
No âmbito da SST, decorreu a realização do estudo sobre atmosferas explosivas, que resultou na elaboração de Manuais de Protecção Contra Explosões para as Unidades que apresentam riscos de Atmosferas Explosivas: SEBOL (Loures), SEBOL (Coruche) e ITS (Coruche).
Estes Manuais podem ser consultados por todos os Colaboradores que trabalham nas Unidades, através das aplicações Teams e SharePoint, a que todos têm acesso. Este manual abrange informação referente à classificação das áreas perigosas, avaliação do risco de explosão, medidas de prevenção e protecção contra explosões, entre outros.
No final do estudo realizado foi dada formação a todos os colaboradores que trabalham em áreas onde existe o risco de explosão, num total de 92 horas de formação.
Foi realizada a visita a todas as unidades, para rastrear a sinalização existente e as necessidades da sua instalação. Destas visitas resultaram um conjunto de plantas com a representação da sinalização de segurança existente, a instalar e remover, bem como a sua memória descritiva.
Foi ainda elaborado um procedimento de sinalização e instrução de segurança respectiva. O acompanhamento das medidas será realizado através de vistorias – entre duas e três, ao longo do ano, para análise das mesmas e do estado de implementação da sinalização.
A análise exaustiva das causas dos incidentes/acidentes de trabalho sofridos pelos Colaboradores que a ETSA tem levado a cabo resultou numa redução, face a 2022, dos Índices de Frequência e de Gravidade, assim como na redução do número de dias de baixa. Como próximos passos para 2024, está previsto o reforço na formação (protecção contra incêndios, riscos psicossociais, formação básica em Segurança e Higiene no trabalho, trabalho em altura e espaços confinados), implementação do programa ELO’s, já em curso na Secil, a realização de novas consultas aos trabalhadores sobre os temas de Segurança e Higiene no trabalho e equipamentos de trabalho, a verificação de equipamentos de trabalho e monitorização de ruído, qualidade do ar e iluminância.
Está ainda implementado o programa MAIS ETSA (baseado na recolha de sugestões de melhoria, dos trabalhadores, sobre as infraestruturas, equipamentos, processos, etc.
Algumas das empresas do Grupo, nomeadamente a Navigator e a Secil, possuem Sistemas de Gestão de Segurança e Saúde no Trabalho (SGSST) certificados de acordo com a ISO 45001. No caso da Secil, exceptua-se a geografia Brasil, que possui um sistema de SGSST implementado, mas não certificado. Todos os espaços da Semapa Holding são cobertos pelo sistema de SST e os mesmos são alvo de visitas periódicas por parte da empresa prestadora de serviços de Segurança e Saúde no Trabalho (SST). Os perigos relacionados com o trabalho são identificados e apresentados no relatório anual de SST, elaborado por uma empresa contratada. Os mesmos são apresentados à Direcção da Empresa e é definido um plano de acção, com as medidas a implementar e o prazo para implementação das correcções. A ETSA não possui um Sistema de Gestão de Segurança e Saúde no Trabalho (SGSST)
Através dos procedimentos de segurança, nomeadamente do relato de incidentes ou quase-acidentes, existe, nas várias geografias, um Comité restrito de composição definida, que avalia situações de acidentes de trabalho, garantindo a tomada de decisão na gestão de consequências e na implementação de medidas, caso se verifique necessário.
Cibersegurança: entre os riscos de natureza estratégica
O grupo conta com uma comissão de controlo de riscos composta por três elementos. Para o grupo, os riscos de natureza estratégica incluem o risco de portefólio, o risco de negócio, o risco de capital reputacional, o risco de tomada de decisão de investimento, o risco relativo ao talento, o risco relativo ao quadro legal e regulatório em Portugal, o risco de choque externo, o risco de fraude, o risco de acesso a matéria-prima, o risco de cibersegurança e o risco de catástrofes ambientais não naturais, o risco de eventos climáticos adversos, o risco de transição climática e o risco de desempenho ESG.
Entre os riscos identificados no seu último relatório de contas, a empresa destaca a cibersegurança. Os processos produtivos do grupo “encontram-se dependentes de sistemas tecnológicos de informação essenciais à manutenção das suas operações. Interrupções nos sistemas de informação, quebras de segurança ou eventos que conduzam à perda de dados podem impactar negativamente as operações do grupo, expor informação de carácter confidencial, e bem assim conduzir a danos operacionais, patrimoniais e reputacionais”, refere. Neste sentido, ao nível da gestão de risco, destaca-se a atribuição de responsabilidades no âmbito da segurança dos sistemas de gestão de informação; a existência de políticas e estratégias de cibersegurança implementadas ao nível do grupo; a existência de um software robusto de suporte a toda a informação que é tratada ao nível do Conselho de Administração e a capacitação e sensibilização através de formações regulares aos colaboradores do grupo.
Imagem e conteúdo: Semapa