O grande objectivo do ARMETISS, o novo projeto da Agência Europeia da Defesa (EDA, na sigla em inglês), conta com o envolvimento do INEGI. O objectivo é desenvolver uniformes e equipamentos militares inteligentes que integrem tecnologias inovadoras capazes de aumentar a segurança, o bem-estar e o desempenho dos soldados na execução das suas tarefas.
O projecto, que terá a duração de três anos e abrange 20 parceiros de oito países, reúne os principais intervenientes em equipamentos militares, têxteis inteligentes e sistemas de sensorização. O consórcio tem como meta a criação de têxteis inteligentes que incorporem tecnologias avançadas de localização, termorregulação corporal, monitorização fisiológica, conversão e distribuição integrada de energia.
“Cabe ao INEGI identificar as tecnologias mais promissoras e contribuir para a definição dos requisitos dos sistemas a integrar no vestuário e nos equipamentos militares. O Instituto vai também estudar a possibilidade de integrar aquisição, armazenamento e comunicação de dados com sensores e sistemas de controlo de têxteis inteligentes, bem como o desenvolvimento de interfaces Homem-Máquina”, refere o INEGI.
Adicionalmente, o INEGI apoiará no desenho e na integração de sistemas de termorregulação corporal, através de simulações do comportamento térmico, da assinatura térmica e do consumo de energia da peça de vestuário.
“Os têxteis inteligentes e multifuncionais são uma nova geração de materiais que podem servir a comunidade de defesa dada a sua capacidade de integração de novas funcionalidades em uniformes militares. A ambição do ARMETISS é desbloquear o potencial de novas tecnologias em equipamentos de protecção individual através de uma abordagem de sistema integrado”, explica Tânia Pinto, responsável pelo projecto no INEGI.
O projeto ARMETISS – smARt Multifunction tExtiles for integrated Soldier Systems é cofinanciado pela União Europeia e pela Agência Europeia de Defesa, no âmbito do Fundo Europeu de Defesa. Os resultados finais do projeto deverão ser conhecidos no verão de 2027.