Bosch melhora segurança na logística e apresenta inovações

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A Bosch, através de tecnologia de automatização, conectividade e eletrificação está a melhorar a eficiência e a segurança na logística. Durante a 67ª IAA Commercial Vehicles, em Hannover, serão apresentadas as inovações para o transporte de carga do futuro.

A Bosch utiliza uma nova plataforma de conectividade para ligar veículos comerciais durante toda a sua vida útil, fornecendo a base tecnológica para serviços como diagnósticos preditivos e actualizações de software over-the-air.

A plataforma tem dois componentes principais: o módulo de software básico é a interface de comunicação segura entre o veículo, a cloud e os serviços, enquanto o módulo de gestão de dados permite que fabricantes de veículos comerciais ou gestores de frota organizem dados de veículos, analisem e mantenham o software do veículo continuamente atualizado.

O horizonte electrónico está disponível há vários anos, mas agora a Bosch está a melhorá-lo. No futuro, a função determinará se as informações armazenadas no mapa estão de acordo com as condições reais da estrada.

Por exemplo, se a câmara do veículo detectar um sinal de limite de velocidade na estrada que especifica 30 km/h, mas o mapa informa que o limite é de 50 km/h, o sistema de navegação do camião irá assumir a nova velocidade. No futuro, essas informações também serão partilhadas com outros camiões através da cloud. O eletronic horizon inteligenteestá programado para entrar em produção no início de 2019.

Onde e em que estado estão as minhas mercadorias?
Estas são perguntas que especialistas em logística e clientes fazem. O Transport Data Logger da Bosch fornece as respostas e torna a cadeia de fornecimento de mercadorias transparente. Medindo cerca de 10 cm2, a pequena caixa com sensores integrados monitoriza o transporte de mercadorias sensíveis e mede a temperatura, humidade, inclinação e situações de colisão durante o transporte.

Os valores medidos são exibidos numa aplicação para smartphone ou tablet e documentados. Se determinados valores forem excedidos, a aplicação acionará um alarme e os possíveis danos às mercadorias poderão ser detectados identificando a origem da causa.

O gateway central controla a troca de dados entre as ECUs no camião e com o ambiente que o rodeia e permitindo a conexão entre veículos comerciais.

As tecnologias de transmissão e criptografia tornam a troca de dados particularmente segura através de firewalls ou do sistema de deteção de intrusão desenvolvido pelas subsidiárias da Bosch, ETAS e ESCRYPT.

Os espelhos retrovisores digitais melhoram a experiência de condução e aumentam a segurança

O sistema de câmaras de espelho digital desenvolvido pela Bosch e pela Mekra Lang para espelhos retrovisores laterais entrará em produção já em 2019.

Este sistema substitui os dois grandes espelhos na parte externa da cabine do veículo por sensores de vídeo, o que aumenta a tracção e reduz o consumo de combustível em 2%.

As imagens das câmaras são exibidas em tempo real nos monitores de alta resolução da cabine
do motorista. O sistema ajusta a exibição do monitor de acordo com a situação: visão longa na estrada, grande ângulo de visão no trânsito da cidade e alto contraste para conduzir à noite.

Sistemas de assistência ao condutor melhoram a experiência de condução e a segurança dos veículos comerciais

Especialmente nas áreas centrais, os motoristas de camiões precisam de estar particularmente atentos ao trânsito, nos semáforos e nos sinais de trânsito, ao mesmo tempo que precisam de ter
atenção aos peões e ciclistas.

No futuro, o sistema de aviso de mudança de direcção da Bosch irá ajudá-los a manobrar em situações complexas. Os sensores de radar detetam a travessia de peões e ciclistas em tempo real e
alertam os motoristas de uma colisão iminente, permitindo que estes travem ou evitem um acidente atempadamente.

Seja na cidade ou na auto-estrada, muitas vezes é difícil para os motoristas de veículos comerciais manterem uma visão  geral das áreas próximas e diagonalmente atrás deles. O reconhecimento de ângulos mortos usa sensores de radar para monitorizar as áreas próximas ao  veículo, detetar outros condutores na estrada e avisar o motorista. Esta função  também alerta os condutores de colisões iminentes ao mudar de faixa.

Os sistemas de travagem de emergência automática para veículos comerciais têm sido obrigatórios em toda a UE desde o Outono de 2015 para todos os camiões com peso bruto superior a oito toneladas.

A oferta da Bosch usa uma combinação de uma câmara multifuncional e um sensor de radar, ambos instalados na extremidade dianteira do camião. O sensor de radar deteta objectos que estejam à frente do veículo e determina a  sua velocidade e a sua posição em relação ao mesmo. Se houver risco de colisão, o sistema avisa o motorista. Se o motorista não reagir, o sistema
acionará automaticamente uma manobra de travagem de emergência.

A empresa aposta ainda num sistema que  utiliza os dados da câmara para garantir que os camiões não saem da faixa acidentalmente. O aviso de saída de faixa alerta os condutores de que correm o risco de se desviarem da faixa, por exemplo, ao vibrar o volante. O assistente de manutenção da faixa de rodagem mantém oveículo na sua faixa, fazendo intervenções de direcção suaves.