APSEI lança projecto “Securança+i”

Fogo Notícias

É já no próximo dia 4 de Outubro que a Associação Portuguesa de Segurança (APSEI) realiza o seu 35º Fórum APSEI, a decorrer no auditório Laginha Serafim – Departamento de Engenharia Civil da Universidade de Coimbra.

Durante o evento, a associação dá a conhecer o projecto “Segurança+i”, enquadrado no programa Portugal 2020, a norma voluntária de certificação de serviços de segurança contra incêndio e ensaios de reacção ao fogo de revestimentos (interior vs exterior).

Maria João Conde, porta-voz da direcção da APSEI, salienta, em comunicado: “criámos estes fóruns como forma de alerta a todos os envolvidos no sector da segurança”. Esta edição “visa alertar para a legislação presente e sensibilizar para a utilização de soluções de protecção passiva desde que validadas por organismos competentes e independentes”.

O fórum conta com apresentações por parte do Institute for Sustainability and Innovation in Structural Engineering (ISISE), LNEC – Laboratório Nacional de Engenharia Civil e TRIA, entre outras entidades.

Este 35º fórum de segurança conta ainda com uma demonstração prática de ensaios normalizados de reacção ao fogo pelo novo laboratório FireLAB da Universidade de Coimbra e com apresentações sobre assuntos prementes como a reacção ao fogo de revestimentos exteriores de fachada, a diferença entre ensaios de fogo para revestimentos de interior e exterior, a forma como os diferentes países europeus tratam a questão da reacção ao fogo e os aspectos a ter em consideração nas vistorias às condições exteriores dos edifícios.

As entradas para o 35º fórum APSEI são gratuitas, e o mesmo foi criado especialmente a pensar em profissionais do sector da protecção passiva contra incêndio, projetistas de segurança contra incêndio, consultores de segurança, responsáveis de segurança de edifícios, fabricantes e autoridades competentes, entre outros.