Portugal participa em exercício europeu EU Riwaterex 2018

Estado Notícias

Uma equipa portuguesa, composta por 25 elementos, está a participar no exercício europeu EU Riwaterex (Risk WATER flooding EXercise) 2018, em Madrid. A iniciativa decorre entre 22 e 26 de Outubro e é promovida pela Dirección General de Protección Civil y Emergências do Reino de Espanha, em parceria com a Comunidad de Madrid.

Os elementos da equipa portuguesa pertencem à Autoridade Nacional de Protecção Civil e ao Regimento de Sapadores de Bombeiros de Lisboa.

O exercício tem como objectivo o treino da resposta de equipas numa situação de fenómeno metereológico extremo, originando várias ocorrencias relacionadas com cheias rápidas.

Além da equipa portuguesa, a iniciativa conta com equipas de Itália, França, Bélgica e Roménia, num total de 600 participantes.

A Protecção Civil fomenta a integração das capacidades de resposta do sistema nacional de proteccção civilcom as capacidades de resposta europeias. Durante os exercícios práticos, o cenario traçado de inundação desencaderá diversos tipos de emergências e obrigará à activação de planos de emergência, assim como a mobilização de meios nacionais e internacionais.

>>Seja o primeiro a receber conteúdos exclusivos da Security Magazine, comodamente, no seu email<<

>> Subscreva gratuitamente a nossa newsletter semanal e edição digital<<