ia

Fundação espanhola lança estudo sobre cibersegurança

Cibersegurança e InfoSec Notícias

Os novos paradigmas tecnológicos estão a ter impacto na sociedade. Neste cenário, a fundação espanhola Borredá, em colaboração com a Everis  Aerospacial, Defesa e Segurança, lançou um estudo que analisa o impacto da transformação tecnológica nas organizações ao nível da segurança.

Esta evolução está a transformar o que nos rodeia, tanto em termos pessoais como laborais, dando lugar a novos paradigmas tecnológicos que produzem uma disrupção cada vez mais presente no nosso dia-a-dia.

As organizações devem, segundo a fundação espanhola, adaptar-se à situação e aproveitar as oportunidades destas tecnologias numa verdadeira transformação digital, actualizando as medidas de cibersegurança para evitarem futuros incidentes.

O estudo, disponível aqui, analisa três aspectos relacionados com as tecnologias disruptivas:

  1. O nível de implantação de certas tecnologias consideradas disrupticas – IoT, Big Data, Machine Learning, Cloud Computing e Blockchain;
  2. O desenvolvimento da legislação no sentido de adaptar-se a esta realidade (directiva NIS, RGPD, outros)
  3. A mudança de paradigma que produz a integração IT/OT (os sistemas de informação tradicionais com os sistemas industriais)

O estudo conta com a participação de 200 especialistas com responsabilidades em cibersegurança de empresas e organizações de Espanha.