Famalicão investe 300.000 euros na segurança das passadeiras

Estado Notícias Segurança Física

A Câmara Municipal de Vila Nova de Famalicão está a reforçar a segurança das passadeiras das estradas do concelho, através do desenvolviemtno de um plano de segurança rodoviária. Segundo avança em comunicado, o investimento passa pela instalação de sistemas inteligentes de iluminação, aumento da iluminação vertical e horizontal e sobre elevação do piso, abrangendo todo o território municipal.

As medidas a aplicar são ajustadas em função do contexto de localização de cada uma das travessias pedonais e procuram garantir uma maior visibilidade ao condutor da existência de peões na travessia e obrigar à moderação da velociade na proximidade das mesmas.

Para o presidente da autarquia, Paulo Cunha, o objectivo é “reforçar a segurança dos peões nos atravessamentos, tornando as vias do concelho mais seguras para todos”.

Foram colocadas 84 passadeiras com lomba, 102 passadeiras com sistema de iluminação LED e painel solar, duas passadeiras electrificadas e quatro passadeiras com electrificação inteligente, num total de 300.000 euros.

Numa das avenidas do concelho é possível encontrar um equipamento tecnológico que transforma as passadeiras de peões sem gestão de tráfego, em passadeiras seguras e inteligentes, através de um sistema inovador que alerta os condudores quando um peão vai atravessar com recurso a sensores.

O programa vai continuar a ser desenvolvido durante 2019, prevendo-se novos investimentos com vista ao reforço da segurança das pessoas.