Bosch apresenta novas soluções na CES 2019

Cibersegurança e InfoSec Notícias Segurança Física

Cada vez mais, a internet das coisas (IoT) está a mudar o mundo. Na CES 2019, em Las Vegas, a Bosch está a demonstrar do que já é capaz hoje em dia.

“A Bosch reconheceu as grandes oportunidades da IoT desde o início. Estamos a moldar activamente o mundo conectado há quase dez anos “, afirma Markus Heyn, membro do conselho de administração da Bosch. “Hoje, somos uma empresa líder em IoT. Passo a passo, ampliamos o nosso conhecimento de software e IT. ” Ao usar uma nuvem de IoT própria, a empresa já realizou mais de 270 projectos em diversas áreas como: mobilidade, casas inteligentes, cidades inteligentes e agricultura. O número de sensores e dispositivos conectados ao Bosch IoT Suite aumentou quase 40% desde o ano passado e atingiu os 8,5 milhões.

Uma das chaves para o crescimento e novas oportunidades de negócios na internet é a inteligência artificial (IA). “Só conseguiremos atingir o potencial máximo da Internet das coisas se a combinarmos com IA, e nesse sentido temos de trabalhar em paralelo no desenvolvimento de ambas”, conclui Markus Heyn. “A relação entre os dois campos é complementar: “A IoT precisa de inteligência. O uso de coisas conectadas para recolher dados pode ser um impulso decisivo para o desenvolvimento da IA. Só através da IA as coisas conectadas se tornam inteligentes e aprendem a tirar as suas próprias conclusões. Acima de tudo, pretendemos alcançar melhorias concretas na vida real e diária das pessoas – coisas como mais tempo, mais segurança, mais eficiência e mais comodidade.”

Markus Heyn cita o exemplo de detecção de incêndio baseado em vídeo e o uso de uma imagem inteligente. As câmaras de segurança são capazes de identificar incêndios em poucos segundos, mesmo antes que os sensores do sistema detectem calor e fumo. Desta forma, os incêndios podem ser detectados consideravelmente mais cedo do que com os sistemas convencionais de alarme de incêndio ou fumo. Isto economiza minutos valiosos e permitem que mais vidas sejam salvas.

A segunda chave para o sucesso no caminho para a era da IoT é as parcerias. Aqui, a Bosch opta por uma mistura entre parceiros tradicionais/convencionais e outros novos/startups. A aliança recentemente firmada com a Mojio, empresa sediada no Canadá, resultou na primeira plataforma integrada para veículos conectados: no caso de acidente, um algoritmo especial Bosch consegue identificar onde e quando o acidente aconteceu, e quão grave é.

Através da cloud da Mojio os dados são transmitidos em tempo real para o centro de serviços de emergência da Bosch, que envia automaticamente uma chamada de emergência para os serviços de socorro locais. Ao mesmo tempo, uma mensagem é enviada para uma lista predeterminada de destinatários, seja como uma mensagem de texto ou através da aplicação Mojio. “Juntamente com a Mojio, estamos a conectar veículos directamente com a cloud. Isto significa serviços de socorro mais rápidos e eficientes”, afirma Mike Mansuetti, presidente da Bosch América do Norte, em declarações na CES.

A partir de meados do próximo ano, a solução de emergência IoT estará disponível para quase um milhão de condutores na América do Norte e na Europa.