Espinho instala sistema que torna passadeiras inteligentes

Notícias Segurança Física

O Cway é um equipamento tecnológico, de simples instalação e com design urbano, adaptável a todas as passadeiras de peões, que visa reduzir para zero o número de atropelamentos, através da emissão de sinais luminosos que alertam os condutores para a sua presença. O Município de Espinho decidiu instalar o sistema numa das passadeiras da cidade com maior afluxo pedonal e rodoviário.

Tendo em conta o histório recente, a autarquia escolheu a passadeira que atravessa a Avenida 32 para instalar o equipamento que permitirá “aferir a eficácia do sistema e vir a replicar a sua instalação noutras passadeiras de igual perigosidade, devido ao elevado afluxo de peões e veículos”.

O Cway foi criado e patenteado pela CommunicateWay. O sistema contempla a emissão de avisos luminosos que não interferem com a iluminação pública e alertam os automobilistas para a presença de peões na passadeira, implicando uma automática redução da velocidade. O equipamento é energeticamente eficiente, dotado de tecnologia LED, ilumina passadeiras e emite sinais luminosos de alerta através de um sistema de video analítico sem registo de e imagem, permitindo a contagem de peões e veículos com total garantia de protecção de dados.

Depois de Guimarães onde o sistema foi apresentado, Espinho é o primeiro Município do país a testar este novo equipamento que, cumprindo-se o sucesso esperado, implicará a instalação de novos equipamentos noutras passadeiras identificadas com semelhante risco de atropelamento, comenta a autarquia.