Sexta-feira, Abril 26, 2024

Limpeza do espaço industrial é também uma forma de segurança

Notícias Segurança no Trabalho

A limpeza industrial é importante, não só em termos de produtividade, como também para garantir a segurança dos colaboradores, aponta o grupo Tesco.

Como refere, este tipo de limpeza engloba fabricas e instalações destinadasà produção de bens e serviços e consiste em acções e processos necessários ao controlo da higiene e bom funcionamento da produção industrial.

Segundo a empresa, garantir a limpeza destes espaços é de vital importância. O grupo presta atenção a este tipo de serviços. “A deficiente limpeza pode afectar os empregados, pelo que é fundamental manter as instalações e maquinaria limpas”, diz Ricardo Riera, director comercial da empresa.

Então por que é assim tão importante a limpeza de espaços industriais? A principal razão é a manutenção da maquinaria, a prevenção dos riscos laborais e a toxicidade.

Ao nível da maquinaria passa por manter e prevenir a sua deterioração, sendo estas máquinas usadas nos processos industriais. Caso se realize uma habitual e detalhada limpeza, as máquinas e acessórios podem durar mais tempo sem necessidade de reparações ou subsituições. Esta aposta reduz o investimento a médio e longo prazo, já que fazer reparações frequentes é fonte de custo.

Em termos da prevenção dos riscos laborais, estes são muito superiores em espaços industriais quando comparados com escritórios ou lojas. Neste sentido, a limpeza, para a empresa, tem um impacto directo no ambiente de trabalho dos trabalhadores. De forma a assegurar tanto a segurança como a higiene dos espaços é necessário realizar uma prevenção de riscos.

Por fim, ao nível da toxicidade, a empresa salienta que muitas fábricas trabalham com substâncias muito tóxicas, nomeadamente o mercúrio, tintas, detergentes, entre outros. Neste sentido, a limpeza do espaço pretende diminuir o número de bactérias, fugos ou outros que possam afectar directamente a saúde de quem lá trabalha.