Aprovado novo mecanismo de resposta a catástrofes

Estado Notícias

O Parlamento Europeu aprovou, terça-feira, o novo Mecanismo Europeu de Protecção Civil, o qual reforça a capacidade da União Europeia de resposta e prevenção a catástrofes. A legislação foi aprovada com 620 votos a favor, 22 contra e 35 abstenções.
O novo mecanismo actua em matéria de prevenção e resposta a catástrofes, como incêndios florestais e inundações. Prevê a criação de uma reserva de activos a nível europeu para responder a catástrofes, onde se incluem aviões de combate a incêndios florestais, bombas de água especiais, equipas de busca e salvamento em meio urbano, hospitais de campanha e equipas médicas de emergência. Os meios irão complementar os recursos nacionais e serão geridos a nível da UE.
A UE irá também intensificar o apoio aos Estados-membros para melhorarem a gestão dos riscos e para reforçarem as medidas nacionais existentes, através de acções como o envio de missões de peritos, um mecanismo de consulta e a criação de uma Rede Europeia de Conhecimentos sobre Proteção Civil.