FIA e Siemens unem esforços para segurança em competições de rally

Lazer e Desporto Notícias

A Federação Internacional Automóvel (FIA) uniu forças com a tecnologia do grupo Siemens, tendo em vista a implementação de uma solução que melhore a segurança dos espectadores e condutores presentes nos eventos de rally em todo o mundo.

O projecto irá explorar a forma como as tecnologias da Siemens podem ser usadas para melhorar a detecção de espectadores em locais perigosos. Esta valência irá facilitar a vida dos organizadores deste tipo de eventos, bem como dos condutores, de forma a terem uma acção preventiva ou a tomarem uma acção imediata no sentido de evitarem acidentes.

Através desta parceria, anunciada do Geneve International Motor Show, a FIA  promete aproveitar a experiência da Siemens em engenharia chip-to-city através de aplicações em veículos conectados, entre outros.

Este acordo entre as duas entidades, pretende tornar os eventos mais seguros e influenciar de forma significativa o desenvolvimento do transporte em cidades inteligentes.

No último ano, mais de quatro milhões de espectadores participaram em eventos de rally, os quais decorrem em palcos que podem ter mais de 25km. Esta situação pode dificultar a monitorização do espaço na sua totalidade, algo frequente em estradas estreitas de terra que cortam diversos terrenos, o que dificulta ainda mais o controlo dos movimentos dos espectadores.

O primeiro passo para resolver este problema passa pela criação de uma simulação avançada em 2D e 3D usando sistemas baseados em sensores de veículos e sistemas montados no percurso do rally. Estes sistemas incluem a fusão rápida de dados de sensores de veículos através de redes neurais e inteligência artificial para criar uma camada de segurança à volta dos veículos conduzidos por seres humanos; tecnolgoia de infra-estrutura inteligente incluindo comunicações X2X, que criarão uma rede de segurança nos eventos de rally, conectando motoristas, observadores, organizadores e espectadores.

Esta aposta irá acelerar os esforços actuais para tornar as estradas das cidades mais seguras, isto porque um dos maiores objectivos deste projecto passa por transpor os ganhos em ambientes de corrida para a realidade das ruas das cidades.