Makro Portugal renova certificação HACCP

Notícias

A Makro Portugal renovou a certificação HACCP (análise de perigos e controlo de pontos críticos) em todas as lojas ao nível da recepção, armazenamento, comercialização e entrega de produtos alimentares: talho, peixaria, PLS, bacalhau, congelados, frutas e verduras, mercearia e bebidas.

“É um grande orgulho renovar a nossa certificação HACCP”, diz Nuno Nogueira Oliveira, quality assurance manager da Makro Portugal. Segundo o responsável, a certificação reconhece os níveis de exigência que a empresa coloca nos produtos que comercializa, bem como o tratamento e acondicionamento, no sentido de assegurar a máxima qualidade e segurança alimentar aos produtos. “É um grande reconhecimento para nós, mas também um reforçar da nossa responsabilidade enquanto entidade que comercializa produtos alimentares”.

Esta certificação no âmbito da higiene e segurança alimentar consiste na avaliação formal do Sistema de Gestão de Segurança Alimentar, de acordo com as normas do Codex Alimentarius – uma série de regras, gerais e específicas, relativas à segurança alimentar, formuladas com o intuito de proteger a saúde dos consumidores e assegurar práticas justas no comércio alimentar – e requisitos internos da Makro, pela empresa TÜV Rheinland (entidade certificadora independente).

O certificado de Análise de Perigos e Controlo de Pontos Críticos (HACCP) tem na sua base uma metodologia preventiva, com o objectivo de evitar potenciais riscos que podem causar danos aos consumidores, através da eliminação ou redução de perigos, de forma a garantir que não são colocados alimentos não seguros. Baseia-se na aplicação de princípios técnicos e científicos na produção e manipulação dos géneros alimentícios.

A TÜV Rheinland tem como missão enfrentar novos desafios resultantes da relação entre o homem, ambiente e tecnologia com o objetivo de apoiar o crescimento sustentado da indústria nacional, oferecendo serviços que asseguram uma melhoria constante dos níveis de competitividade.