Salários na cibersegurança em Portugal aumentam

Cibersegurança e InfoSec Notícias

A procura e valor médio dos salários das profissões ligadas à cibersegurança aumentou entre 7% a 9% em Portugal. As conclusões foram divulgadas pela Spring Professional.

É cada vez mais usual a presença activa de grandes organizações em feiras e projectos nas diferentes universidades ligadas às novas tecnologias, com o intuito de ampliar o interesse por parte dos alunos e potenciais candidatos.

Como aponta a empresa, a procura de talento é muito maior do que a oferta disponível no país, surgindo registo de candidatos internacionais que se enquadram nos projectos existentes.

“Sentimos que hoje, a atracção e retenção de talento de profissionais para este sector e com o nível de especialização requerido leva ao fenómeno natural do aumento das condições salariais oferecidas pelos empregadores”, conforme explica Catarina Carvalho, diretora da Spring Professional Portugal. Este aumento da procura vs a oferta em número de candidatos faz com que tendencialmente as organizações apostem em perfis recém-licenciados embora já com ofertas salariais acima do valor médio.”

Os dados indicam que a área de IT é tradicionalmente dominada pelo género masculino mas cada vez mais empresas incentivam a participação feminina nesta área. “Dados da OCDE confirmam que Portugal está no topo da lista com a maior percentagem de mulheres formadas nas áreas de ciências, matemáticas e tecnologias do grupo (57%), muito à frente da média da OCDE (39%) e mesmo da vizinha Espanha (35%)”, conclui Catarina Carvalho.