Software da Bosch mantém pessoas longe do perigo

Notícias Transportes

Condutores em contramão são uma realidade preocupante. O perigo de encontrar um condutor em sentido contrário não é tão invulgar como parece.

Só na Alemanha, os programas noticiosos dedicados ao estado do trânsito transmitem aproximadamente cinco alertas todos os dias, o correspondente a quase 2.000 por ano.

Alguns milhares de linhas de código de software são o suficiente para proteger vidas humanas – a Bosch demonstra exatamente essa possibilidade através do seu sistema de alerta de contramão com recurso a informação armazenada na sua cloud.

Este serviço permite alertar não só o condutor que está em sentido contrário, mas também outros condutores que circulam na mesma via, enviado notificações relativas a estradas de 13 países europeus diferentes e à velocidade da luz.

Inicialmente integrada nas aplicações das emissoras de radio alemãs Antenne Bayern e Rock Antenne, esta funcionalidade possui 400.000 utilizadores únicos e é um universo em crescimento.

Neste momento, cerca de 15 aplicações de navegação por GPS, streaming e de emissoras de rádio possuem esta funcionalidade desenvolvida pela Bosch. Com isto, o serviço é capaz de chegar a milhões de pessoas espalhadas pela Europa, nomeadamente na Irlanda, Itália, Portugal e Polónia, entre outros países.

“Acabar com os acidentes em consequência de veículos em contramão – esse é o objetivo da Bosch”, afirma Markus Heyn, membro do conselho de administração da Robert Bosch GmbH.

A Bosch também desenvolveu um módulo de software para este sistema de salva-vidas digital. Único no mundo, esta funcionalidade de alerta integra já os sistemas de infotainment de vários veículos.

Startup Portuguesa e Bosch tornam viagens mais seguras

Um crescente número de serviços de navegação por GPS, emissoras de rádio e portais de notícias começam a integrar o sistema de alerta de contramão da Bosch nas suas aplicações.

Com 8 milhões de downloads e uma média de um milhão de utilizadores activos mensais, aplicação de navegação por GPS Karta é comercializada pela startup portuguesa NDrive.

Utilizadores em 140 países diferentes usam-na não apenas para encontrar o caminho mais rápido, mas também como forma de receber um alerta no caso de existir um condutor em contramão.

Outros parceiros estão a preparar a integração desta funcionalidade nas suas apps, incluindo os criadores da Focus Online, Calimoto e V-Navi. “Queremos o alerta de contramão Bosch num must have. Evitar cada um dos acidentes causados por este fator é uma prioridade”, conclui Markus Heyn.

Um sistema de software baseado na conectividade

Quase um terço dos incidentes que envolvem veículos em contramão terminam nos primeiros 500m – mas no pior dos cenários, as consequências podem ser fatais. Para detetar-se um automóvel entra em sentido contrário numa auto-estrada, esta funcionalidade recorre a informação alojada na cloud compara o movimento do veículo em movimento com a direcção permitida da via.

Qualquer condutor que entrar numa via de acesso em contramão recebe uma notificação. Ao mesmo tempo, os veículos que se aproximam são alertados do perigo.

Quanto mais veículos conectados existirem, mais completa a rede se tornará e imediata a informação será transmitida.

Por sua vez, aumentará a eficácia dos avisos de contramão. A Bosch utilizará um novo módulo de software para integração deste sistema nos novos veículos a serem produzidos. O objectivo é que o alerta seja dado através de informação no painel de instrumentação (heads-up) em segundos.

A Bosch está em conversações com várias construtoras automóveis no sentido de tornar este serviço numa funcionalidade padrão, a ser integrada nos veículos.