Exercício Nacional de Ciberseguraça com balanço positivo

Cibersegurança e InfoSec Estado Notícias

O Centro Nacional de Cibersegurança (CNCS) abriu hoje portas à segunda edição do Exercício Nacional de Cibersegurança (ExNCS), que conta com a cooperação da Comissão Nacional de Eleições e com o apoio da Agência Europeia para as Redes e Sistemas de Informação (ENISA).

Tendo como pano de fundo o Processo Eleitoral e todas as suas envolventes, a edição deste ano conta com a participação de 22 entidades como jogadores, entre as quais, Agência Lusa, Altice Portugal, ANACOM, Centro de Ciberdefesa ERC, ERSE Gabinete Cibercrime da Procuradoria Geral da República, IGFEJ, Infraestruturas de Portugal Microsoft, NOS, NOWO, A Unidade de Combate ao Cibercrime da Polícia Judiciária UNC3T, REN, Secretaria Geral do MAI, SSI, SIRP, Governo Regional da Madeira e Vodafone Portugal. A modalidade de observador também foi denotada neste primeiro dia, com a participação de cerca de 10 entidades, maioritariamente do sector público.

Ao longo do dia de hoje, no que respeita ao cenário de jogo (que representou a quinta e sexta-feira que antecede o acto eleitoral), foram trocadas mais de 400 mensagens entre entidades, produziram-se cerca de 100 relatórios de situação, no âmbito do trabalho desenvolvido pelas entidades participantes ao nível de jogo. As sondagens falsas estiveram bastante presentes no cenário do exercício, bem como campanhas baseadas em perfis falsos e bots nas redes sociais. Ataques de defacement e DDoS a várias páginas também foram simulados, tal como falhas na distribuição eléctrica em grandes dimensões.
O balanço feito ao final do primeiro dia de jogo, foi bastante positivo, sendo que se denotou uma boa interação e comunicação entre as entidades presentes.

Processo Eleitoral É Cenário Escolhido Para Exercício Nacional De Cibersegurança