Braga instala passadeira inteligente

Estado Notícias Segurança Física

O Município de Braga vai receber a sua primeira passadeira inteligente, no âmbito do projecto BUILD, financiado pelo Fundo Ambiental. O projecto-piloto visa iniciar um percurso de transformação daquele município, assente em conceitos como inclusão, inteligência e segurança.

A autarquia quer reduzir os riscos de acidente e atropelamento numa zona crítica em termos de tráfego, aumentando o conformo e segurança dos peões.

A passadeira inteligente consiste num sistema de sensores instalados na própria passadeira e na torre Omniflow associada. A torre permite a iluminação da passadeira, alimentada por energia renovável solar e eólica. Ao detectar um peão que pretende atravessar, o sistema inteligente activa automaticamente a iluminação do pavimento e superior, aumentando a sua visibilidade.

Para além desta aplicação, a torre “Omniflow” é um equipamento multifuncional que permite adicionar as seguintes funcionalidades: iluminação inteligente, vigilância, pontos de carregamento de bicicletas eléctricas, sensores de tráfego, sensores ambientais ou comunicação com a Plataforma de Gestão Inteligente da Cidade no âmbito do Laboratório Urbano para a Inovação.

Estão previstas intervenções sobre 81 atravessamentos, que inclui a criação de 61 travessias sobrelevadas e inteligentes, de modo a aumentar a acessibilidade e a segurança rodoviária nos principais acessos às escolas. Prevê-se ainda a intervenção em 19.000m2 de passeios.