Mercado de sistemas de segurança cresce 8%

Notícias

O valor do mercado de sistemas de segurança, incluindo instalação, manutenção e conexão à central de sistemas anti intrusão, CCTV, controlo de acessos, anti-furto e sistemas contra incêndios, manteve nos últimos anos uma tendência de crescimento, impulsionada pelo aumento da procura e da inovação da oferta.

O volume de negócio sectorial alcançou em 2018 2.180 milhões de euros em Espanha, o que supõe um aumento de 8,2% face ao ano anterior. O crescimento continuado dos últimos cinco anos permitiu ao sector superar os valores de 2009  e chegar aos 2.350 milhões em 2008, aponta um estudo recente da DBK.

O maior dinamismo do segmento de sistemas diz respeito às áreas da segurança privada, sendo que assiste-se à tendência de substituição dos serviços de vigilância presencial por sistemas electrónicos de segurança e ao desenvolvimento tecnológico.

As vendas das empresas do sector repartem-se de forma praticamente igualitária entre o serviço de manutenção e conexão à CRA e a instalação de novos equipamentos.

O número de empresas autorizadas para prestar serviços de instalação e manutenção de equipamentos, dispositivos e sistemas de segurança situou-se nos finais de 2017 em 1.228 empresas, o que representa 88% do total. O número de companhias habilitadas para operar no mercado de centrais de alarme situa-se nas 155.

Apesar do número de operadores ter aumentado, a oferta sectorial mostra tendências de concentração. Desta forma, os cinco operadores lideres reuniram em 2018 de forma conjunta 49% do valor total de mercado.

As expectativas de crescimetno do sector de sistemas de segurança são favoráveis, se bem que é previsível uma certa desaceleração no ritmo de crescimento do valor de mercado, de modo a que espera-se que o exercício de 2019 seja fechado com um aumento de 7%.