SPMS promove consulta sobre seguro de ciber risco

Cibersegurança e InfoSec Estado Notícias

A Serviços Partilhados do Ministério da Saúde, EPE (SPMS) está a promover uma consulta preliminar ao mercado, no âmbito dos trabalhos preparatórios de lançamento de concurso público para contratação de seguro de ciber risco ou equivalente.

Segundo o SPMS, “na era digital em que vivemos, o crescente número de incidentes de segurança e a ameaça que estes representam para o funcionamento das redes e dos sistemas de informação torna premente o reforço dos mecanismos de protecção desses sistemas, particularmente para proteção dos dados de saúde e do funcionamento do Serviço Nacional de Saúde (SNS) e do Ministério da Saúde (MS)”.

Neste sentido, o SPMS pretende contratar um seguro de ciber risco ou equivalente. Assim, com vista à preparação do respectivo procedimento aquisitivo, o organismo lançou uma consulta preliminar ao mercado e solicita informações sobre o objecto do contrato.

Consideram-se interessados nesta consulta preliminar todas as seguradoras, mediadores e pessoas singulares ou colectivas.

A prestação voluntária de informação pelos operadores económicos deverá ser feita por escrito, até ao dia 25 de Maio de 2019, através do endereço de correio electrónico: Consulta.preliminar_N1@spms.min-saude.pt .

Todas as informações disponíveis no documento Consulta Preliminar .