Vieira de Castro reestrutura infra-estrutura de cablagem e datacenter

Notícias

A Vieira de Castro apostou na modernização da sua infra-estrutura de TI. A empresa do Norte do país escolheu a Decunify para reestruturar a sua infra-estrutura de cablagem e reformular o seu datacenter.

Embora a empresa esteja numa fase de crescimento orgânico e tecnológico, a Vieira de Castro tinha uma infra-estrutura “desactualizada, sem upgrades tecnológicos” e apresentava “constantes constrangimentos na rede de comunicação de dados”.

Neste sentido, segundo a informação divulgada pela Decunify, “a reestruturação de toda a rede era prioritária”.

O objectivo passou por implementar um sistema de cablagem de cobre e fibra óptica estruturada numa área útil de 37.000m2 e redesenhar alguns componentes do datacenter.

“Na análise inicial para enquadramento do projecto foram rapidamente perceptíveis quais as necessidades/requisitos (…)”, diz Fláio Oliveira, IT manager da Vieira de Castro.

Os maiores desafios neste processo residiram na necessidade de remover toda a infra-estrutura existente e criar novos caminhos de cabos, tendo em consideração o espaço existente, os constrangimentos de tempo, horários para execução de trabalhos e adequação às normas de segurança da Vieira de Castro.

As redes de fibra óptica implementadas são de “relevância extrema pois permitem suportar grandes débitos de transmissão, mantendo elevados níveis de segurança e fiabilidade dos dados”.

A rede de cablagem serviu para dar suporte àinstalação de um novo sistema de CCV e uma nova rede de comunicações WiFi.

Como esclarece a Decunify, o dataceter sofreu melhorias ao nível de energia, segurança, monitorização e controlo de acessos. O sistema está equipado com ventilação, rodas e iluminação interior e, entre outras valências, tem um sistema de controlo de acessos garantido por terminal biométrico e RFID.