NAV investe em novo sistema de tráfego aéreo até 2023

Estado Notícias Transportes

A NAV – Navegação Aérea de Portugal vai investir 103,8 milhões de euros no novo sistema de tráfego aéreo até 2023, O  projecto inclui a construção de uma nova torre de controlo em Lisboa.

O investimento tem em consideração a adaptação futura às exigências regulamentares que serão brevemente impostas pela União Europeia no sentido de aumentar a segurança.

O projecto da NAV denomina-se de Top Sky e está em fase de testes. Importa salientar que este novo sistema pretende responder ao aumento de cerca de 50% do movimento no aeroporto de Lisboa nos últimos cinco anos – resultado do aumento de 81% do volume de passageiros.

A NAV tem um plano de investimentos adequado às necessidades de modernização tecnológica de todos os sistemas no prazo de cinco anos.

O projecto assenta numa solução integrada com o futuro aeroporto do Montijo e passa a permitir cerca de 72 movimentos por hora – 48 dos quais em Lisboa.

O novo sistema de gestão do espaço aéreo implicou a adesão da NAV à aliança COOPANS, que integra os prestadores de serviços de navegação aérea da Áustria, Croácia, Dinamarca, Irlanda e Suécia.