Altice Portugal participou no CASCADE’19

Notícias

A Altice Portugal participou no CASCADE’19, um inédito exercício europeu de proteCção civil que decorreu em Portugal entre os dias 28 de Maio e 1 de Junho. No edifício sede da Altice Portugal, única empresa de telecomunicações participante e promotora desta iniciativa, realizaram-se um conjunto de aCções que tinham como objeCtivo a simulação de três cenários com movimentação real de meios de proteCção e socorro.

A Altice Portugal operacionalizou a realização interna e externa de três exercícios que visaram simular distintos cenários para testar o seu Plano de Emergência Interno e Contingencial: o primeiro, em cenário de sismo, seguido de incêndio; o segundo, em consequência do sismo, um cenário de derramamento de ácido; e o terceiro em cenário de evacuação de uma sala de supervisão de redes de comunicação.

Recorde-se que a Altice Portugal é um parceiro exclusivo da proteCção civil nacional na área das telecomunicações, nomeadamente na implementação da rede básica de comunicações de emergência nacionais, tendo sido a protagonista do modelo de redundância em funcionamento, cujo seu desempenho foi publicamente enaltecido no verão passado e que se encontra assente na estação de satélites de Alfouvar, em Sintra, bem como protagonista do sistema de alertas de sms em 2018, estando ainda a aguardar a decisão de implementação do novo modelo anunciado para estes próximos meses.

Segundo a informação divulgaa pela empresa “a associação da Altice Portugal a esta iniciativa demonstra, uma vez mais, o papel preponderante que a empresa tem junto dos portugueses, assim como a sua actuação ímpar na sociedade. Estes exercícios serviram para testar o Plano Nacional de Emergência, os Planos Municipais dos concelhos envolvidos e os demais planos de emergência das empresas, com os procedimentos associados à integração de meios e equipas internacionais, a integração de diferentes valências, integração de novas tecnologias e a resposta conjunta nacional de uma operação complexa”.

O CASCADE’19 foi organizado e supervisionado pela Autoridade Nacional de Emergência e ProteCção Civil, em colaboração com a DireCção-Geral da Autoridade Marítima e em parceria com a Altice Portugal.

No exercício participaram equipas de Espanha, França, Bélgica, Alemanha e Croácia, mobilizando no total mais de 3000 participantes, estrangeiros e portugueses, que testaram e treinaram a resposta a situações de emergência múltiplas que possam ocorrer em cascata (sismo, cheias, acidente químico, rutura de barragem e poluição marítima) em território nacional. Tratou-se de um LIVEX (Live Exercise) com mais de 60 diferentes cenários, nos distritos de Lisboa, Aveiro, Évora e Setúbal.