CTAIMA realiza evento sobre tecnologia ao serviço da segurança e saúde em Lisboa

Notícias

A CTAIMA, consultora internacional de base tecnológica, organiza, a 18 de Junho, um evento focado nos benefícios da transformação digital e optimização de processos na área de Recursos Humanos e Segurança e Saúde. O evento tem lugar em Lisboa (Hotel Sofitel)e a participação é gratuita, mediante inscrição prévia.

A “Aplicabilidade legal em questões de acidentes de trabalho” é o tema abordado por um advogado especialista em direito laboral, o dará destaque à lei 7/2009 do Código de Trabalho sobre as responsabilidade do empregador, responsabilidade solidária em relação a multas e infracções que se aplicam a subcontratados e apresentação de documentos.

Após uma pausa de coffee break e newtworking, a Associação Portuguesa de Segurança (APSEI), analisa “A importância da gestão documental na segurança e saúde no trabalho”, tendo por base a lei 102/2009 que regula o regime jurídico da promoção e prevenção da segurança e saúde do trabalho e restante quadro legal.

Espaço ainda para a apresentação do business case sobre a Renault Portugal, em Cacia e para a sessão sobre “Novas tecnologias em 4.0: como podemos aplica-las na segurança e saúde”.

“Iremos celebrar em Lisboa um evento de contribuição de valor em que diferentes técnicos de saúde e segurança apresentarão o business case, no qual demonstrarão os benefícios da transformação digital e optimização de processos na área de recursos humanos e segurança e saúde”, refere a empresa à Security Magazine.

Importa referir que empresa irá apresentar o CTAIMACAE, uma ferramenta que vem simplificar a gestão de empresas externas e “dá a garantia do cumprimento legal da sua empresa e a segurança dos seus colaboradores”, aponta a organização. O software gere actualmente um milhão de trabalhadores em todo e mundo e em Portugal tem mais de 20 clientes dos principais sectores económicos.

“Gerar uma rede de especialistas”

“Embora no próximo dia 18 de Junho se realize o nosso primeiro evento em Portugal, o facto é que já trabalhamos há anos com empresas portuguesas, ajudando-as a garantir a segurança no trabalho dos contratantes, tanto para os trabalhadores próprios da empresa principal, como os contratantes dos prestadores de serviços e subcontratados, através de uma digitalização de todas as informações pertinentes dos contratantes, planos de segurança, riscos e planos(…)”, salienta a organização.

Como refere, “a base do nosso sucesso em Espanha e na Europa é, sem dúvida, o conhecimento dos nossos consultores(…). Gostamos de dizer que o software da CTAIMA é para prevenção, feito por defensores da prevenção”.

Relativamente às iniciativas, como a que se realiza em Portugal, o objectivo da empresa é “transmitir esse conhecimento e fomentar espaços de networking, nos quais os profissionais podem conhecer profissionais com problemas semelhantes aos seus e com eles encontrem as melhores respostas para o seu dia-a-dia”.

No fundo, a empresa pretende “gerar uma rede de especialistas e conhecimento”. Em Espanha, “esse valor agregado é muito valorizado pelos nossos clientes e consideramos que, com mais de 20 clientes já em Portugal, chegou a hora de promover experiências semelhantes aqui”.

Prevenção de riscos e gestão de prestadores

O grupo CTAIMA, “ajuda, através de consultoria ou do seu software, empresas a dar cumprimento legal aos regulamentos existentes nas áreas de prevenção de riscos ocupacionais, gestão de prestadores de serviços, empreiteiros e recursos humanos”, avança a empresa à Security Magazine.

O grupo nasceu na Catalunha em 2003, tendo sido fundado por Iolanda Gatell, engenheira com um passado na auditoria de empresas como a Lloyd’s Register Quality Assurance. Foi, aliás, esta profissional que percebeu a necessidade de oferecer às empresas ferramentas que facilitem a conformidade legal e lhes permita ser certificadas de acordo com os padrões ISO, “de uma forma mais segura e fácil”.

Actualmente, a empresa tem escritórios em Catalunha, Madrid e Bilbau e conta com consultores e softwares SAAS disponibilizados em nove países (Portugal, Espanha, Andorra, Chile, Costa Rica, Argélia, Alemanha, Itália e Reino Unido), sendo que os seus softwares estão em funcionamento em seis idiomas. Neste momento, o grupo conta com uma equipa de 140 pessoas, tendo como clientes empresas da área alimentar, automóvel, aeronáutica, construção, energia, meio ambiente, farmacêutica, engenharia, manutenção, turismo, entre outras. A título de exemplo, conta com clientes e projectos desenvolvidos em empresas como a EDP, Puratos, Schneider Electric, Grifols, Toyota, Audi, Continental, Mahle, Praxair, Johnson Controls, Nestlé, entre outras.

O evento decorre a dia 18 de Junho, no hotel Sofitel, na Avenida da Liberdade, em Lisboa. Os profissionais interessados em participar na iniciativa devem inscrever-se através do site do evento.