Daimler implementa ferramenta de riscos no local de trabalho

Notícias Segurança no Trabalho

O departamento de saúde e segurança da empresa alemã Daimler criou e adoptou uma ferramenta de avaliação de riscos no local de trabalho, baseada no OiRA, para utilização específica pela empresa.

A Daimler trabalha em conjunto com aquela agência no sentido de tornar os seus locais de trabalho o mais seguros possível. A directora executiva da EU-OSHA, Christa Sedlatschek, sublinha que “os esforços da Daimler não só servem para satisfazer as suas próprias necessidades específicas de avaliação de riscos, como também beneficiam a comunidade OiRA em geral, uma vez que as funcionalidades informáticas criadas podem ser facilmente adaptadas e aplicadas por outras organizações, poupando tempo e dinheiro. Além disso, a utilização do OiRA por esta grande empresa multinacional eleva o perfil desta ferramenta e reforça a sua reputação enquanto plataforma eficaz de avaliação de riscos eficaz”.

O melhoramento e desenvolvimento contínuos do software OiRA é em grande medida um esforço de colaboração, que envolve o intercâmbio de conhecimentos e boas práticas entre a EU-OSHA, a comunidade OiRA e os parceiros nacionais e da UE.

O que é o OiRa?

Trata-se de uma plataforma, inicialmente concebida com o objectivo de proporcionar aos parceiros nacionais da EU-OSHA (AgÊncia Europeia para a Segurança e a Saúde no Trabalho), tais como aos ministérios e autoridades de inspecção do trabalho, ferramentas sectoriais de avaliação de riscos em matéria de segurança e saúde no trabalho, adaptadas aos contextos nacionais.

A plataforma foi desenvolvida tendo em conta as necessidades de micro e pequenas empresas, as quais não dispõem de recursos e conhecimentos necessários para avaliarem e gerirem os riscos de SST de forma eficaz. Porém, o software pode ser adaptado a todas as empresas de todos os sectores.

Além disso o OiRA é gratuito, fornece orientações práticas, permite uma abordagem sectorial à avaliação de riscos e pode ajudar as empresas no cumprimentos de obrigações legais.

Em 2018, foram realizadas 85.000 avaliações de risco com recurso a esta plataforma e publicadas mais de 20 novas ferramentas, equivalendo a um total de mais de 160 ferramentas. Hoje alguns países, como Itália, Lituânia e Eslovénia, já recomenda a utilização do software nas suas legislações nacionais ou em estratégias nacionais de saúde e segurança no trabalho.