nec

Aeroportos do Japão apostam em reconhecimento facial

Notícias

A NEC Corporation anunciou ter recebido uma encomenda por parte do serviço alfandegário do Japão, entidade pertencente ao Ministério das Finanças, para um sistema electrónico de controlo alfandegário com utilização de reconhecimento facial, o qual será instalado nas áreas de inspecção aduaneira dos seis principais aeroportos do Japão: Novo Aeroporto de Chitose, Aeroporto Internacional de Narita, Aeroporto de Haneda, Aeroporto Internacional de Chubu, Aeroporto Internacional de Kansai e Aeroporto de Fukuoka.

Este sistema electrónico de controlo alfandegário recorre à tecnologia de reconhecimento facial da NEC e que já se encontra em operação no Terminal 3 do Aeroporto Internacional de Narita  desde 15 de Abril deste ano. Neste momento, o Serviço Alfandegário do Japão está a expandir este sistema para seis aeroportos principais, que representam aproximadamente 90% das entradas anuais de passageiros no pais, visando iniciar operações a partir de Março de 2020.

Este sistema foi projectado para acelerar o controlo alfandegário nos principais aeroportos, onde a tecnologia de reconhecimento facial da NEC permite confirmar as identidades dos viajantes, quando utilizam o terminal de declaração electrónica do sistema e quando passam pelas portas de saída. Além disso, a NEC pretende acelerar ainda mais os procedimentos alfandegários, permitindo que a declaração de bagagem seja feita electronicamente através do uso de aplicações para smartphones.

No futuro, é previsto um aumento do número de visitantes internacionais que chegam ao Japão, pelo que a NEC irá utilizar as suas avançadas tecnologias biométricas para reduzir os tempos de espera e o congestionamento nas áreas de inspecção alfandegária.