Lisboa tem ferramenta para conhecer qualidade da água em tempo real

Notícias

A app H2O Quality é a mais recente inovação da EPAL, inédita em todo o sector da água a nível mundial. Esta App, que funciona por geo-referenciação, permite a qualquer cidadão ou turista conhecer, de forma gratuita, a qualidade da água no local onde se encontra, com informação actualizada diariamente, em português e em inglês.

Pela primeira vez na história do sector da água a nível mundial, há uma aplicação que disponibiliza informação sobre a qualidade da água a qualquer pessoa, através de geo-referenciação. Esta aplicação tem nome – H2O Quality – e foi criada pela EPAL. A partir de agora, pode conhecer a qualidade da água no local onde se encontra, ou até numa outra zona da cidade de Lisboa.

Com esta inovação, a EPAL posiciona Lisboa como a primeira cidade do mundo onde a transparência desta informação está acessível a todos, sendo este um factor diferenciador no panorama dos principais destinos turísticos mundiais, demonstrando a confiança da EPAL no trabalho realizado todos os dias para garantir a distribuição de água segura e de excelente qualidade a cerca de 3 milhões de pessoas.

 

Que informações podemos aceder através da App H2O Quality?

A qualquer momento e onde quer que esteja, o utilizador pode aceder ao H2O Quality e conhecer a qualidade da água que está a ser distribuída nesse local específico, com informação sobre os parâmetros, nomeadamente, cálcio, magnésio, cloro, cor, dureza, pH, entre outros, que poderá consultar em pormenor, visualizando os resultados e valores paramétricos. Caso pretenda saber a qualidade da água de um outro local em Lisboa, basta recorrer ao motor de pesquisa da aplicação e inserir a morada pretendida.

Com esta aplicação, disponibilizada gratuitamente, o utilizador pode ainda visualizar, no mapa, a localização de bebedouros perto do local onde se encontra, para encher a sua garrafa reutilizável e levar consigo a água da EPAL. Poderá até saber os locais onde pode adquirir a Fill Forever, a garrafa reutilizável da EPAL, 100% ecológica, para posteriormente a encher com água da torneira, a opção mais sustentável e mais amiga do ambiente.

Complementarmente, está disponível para consulta informação mais detalhada sobre as origens da água da EPAL, as diversas fases de tratamento e o controlo da qualidade da água.