Ciber PERSEU 2019 decorre em Novembro

Cibersegurança e InfoSec Estado Notícias

A exercício nacional de ciberdefesa Ciber PERSEU 2019 terá lugar de 11 a 15 de Novembro. A iniciativa realiza-se pelo oitavo ano e é conduzida pelo Exército.

O Exército planeia e conduz este exercício desde 2014, o qual visa treinar, validar e avaliar os procedimentos e capacidade técnica na resposta a incidentes decorrentes de ciberataques, de âmbito nacional ou internacional. A Initial Planning Conference do exercício decorreu em Abril, sendo que em Outubro decorre a Final Coordination Conference.

Segundo a informação divulgada pelo Exército, “consciente de que a eficácia das acções de defesa do ciberespaço depende, fundamentalmente, da actuação sinérgica e colaborativa dos vários agentes da sociedade, o Exército tem possibilitado o acesso e participação na estrutura do exercício a um conjunto diversificado de entidades nacionais militares e civis, do sector público e privado, de nações aliadas e amigas, que pretendam aproveitar a ocasião para conduzir o seu próprio treino neste âmbito”.

O efectivo de entidades presente na IPC da preparação do  exercício aumentou face a edições anteriores, destacando-se a presença do Secretário-Geral Adjunto do Ministério da Defesa Nacional, dos representantes dos Governos Regionais dos Açores e Madeira, dos representantes das Brigadas e Zonas Militares, das Forças de Segurança, dos diferentes prestadores de Serviços Essenciais do Estado, do Tecido Industrial e Comunidade Académica, assim como os representantes de países estrangeiros.

O ano passado, mais de 60 organizações nacionais foram envolvidas neste exercício promovido e coordenado pelo Exército Português. O cenário contempla o de vários ataques no ciberespaço, que obrigam a um conjunto de respostas concertadas por parte das várias entidades envolvidas neste conjunto de simulacros.