PSP realiza o primeiro exame electrónico a titulares de licença de uso e porte de arma

Estado Notícias

Polícia de Segurança Pública (PSP), através do seu Departamento de Armas e Explosivos (DAE), levou a cabo pela primeira vez, a 31 de Julho de 2019, um exame electrónico para candidatos à Licença de Uso e Porte de Arma de Defesa (classe B1), através do seu Centro de Exames, substituindo assim o tradicional método de exames com papel e caneta.

“Trata-se de uma data e um facto relevante, porquanto integrado no âmbito do projecto SENFIPA (Serviços de Exames Nacionais, Fiscalização e Polícia Administrativa) a Polícia de Segurança Pública dá mais um passo na modernidade, na desburocratização e inovação, disponibilizando aos cidadãos um serviço moderno, eficiente, seguro e mais económico”.

O projecto SENFIPA é  co-financiado com fundos europeus e integrado no âmbito do SAMA2020, COMPETE20202 e Portugal 2020, apoiada pelo FEDER e FSE, estando orçado em mais de 1.700.000€.

Culmina-se assim um processo que se iniciou em 2017 com a apresentação da candidatura da Polícia de Segurança Pública ao SENFIPA, que viria a ser aprovado, estando em curso a instalação de mais 24 salas de exame por todo o território nacional e regiões autónomas da Madeira e Açoresdevidamente equipadas com material informático e interligadas pela plataforma electrónica que suporta o SENFIPA, permitindo no futuro não só continuar a realização de exames para candidatos à licença de uso e porte de arma de defesa, mas também para candidatos à licença de uso e porte de arma de caça, de vigilantes de segurança privada, tratadores de cães perigosos, etc.

Neste dia foram examinados cinco cidadãos que foram objecto de um processo de análise e verificação dos requisitos para poderem ser detentores de uma arma de defesa, após terem sido formados por uma Entidade Formadora, credenciada pela PSP. Finalizado o processo de formação, foram submetidos à prova teórica, através do exame electrónico e ao exame prático, em carreira de tiro, tendo 4 desses examinandos ficado aprovados.