Instituto Ricardo Jorge realiza curso sobre exposição profissional a agentes químicos

Notícias Saúde

O Instituto Nacional de Saúde Doutor Ricardo Jorge, através do departamento de saúde ambiental, promove, a 1 e 2 de Outubro, uma nova edição do curso “Exposição profissional a agentes químicos: monitorização ambiental e monitorização biológica”.

A formação destina-se a engenheiros sanitaristas, médicos de saúde ocupacional e de saúde pública, técnicos superiores de segurança e higiene do trabalho e técnicos de saúde ambiental.

O curso tem como objectivo proporcionar uma abordagem geral à exposição profissional a agentes químicos e uma abordagem detalhada à avaliação quantitativa da exposição profissional, através de monitorização ambiental e de monitorização biológica.

Serão realçados os aspectos a considerar na avaliação quantitativa da exposição profissional, tais como, os valores limite de exposição e índices biológicos de exposição aplicáveis, as características dos postos de trabalho e a identificação dos agentes químicos a avaliar.

A acção formativa permitirá também analisar a articulação da monitorização biológica com a monitorização ambiental da exposição profissional, as características de um bom indicador biológico de exposição a um agente químico e as condições de colheita e transporte das amostras biológicas. A selecção do laboratório de análise e a identificação dos factores a considerar na interpretação dos resultados da monitorização biológica são também temas a abordar.