DB Schenker testa exoesqueletos

Notícias Segurança no Trabalho

A alemã DB Schenker, dedicada à prestação de serviços de logística, concluiu o projecto de teste de uso de exoesqueletos nos diferentes centros de trabalho. O objectivo passou por libertar os colaboradores do armazém de tarefas que exigem maior esforço físico.

De acordo com a empresa, os também conhecidos como esqueletos externos ou robots de suporte são estruturas de suporte electromecânicas que são transportadas no corpo e que estão desenhadas para apoiar os colaboradores durante os movimentos de elevação e rotação de cargas.

“A sua fisionomia protege as vértebras lombares e músculos das costas, prevenindo a tensão nestas partes do corpo que, frequentemente, são a causa de doenças e incapacidade para trabalhar”, comenta.

Numa abordagem inicial do projecto foi realizada em torno da selecção de pedidos e sequência de embalagens com o máximo de 15kg.

Os colaboradores equipados com um exoesqueleto retiraram as embalagens das prateleiras de armazenamento e colocaram-nas em paletes, enquanto o exoesqueleto apoiava as sequências de movimento, facilitando as suas funções.

Actualmente, embora as operações gerais de elevação sejam realizadas por máquinas como empilhadores ou robôs, a extracção é ainda o complexa. Um exoesqueleto combina o poder da máquina com a competência motora humana.