Empresa brasileira disponibiliza app que evita acidentes de trabalho

Conteúdo Premium Notícias Segurança no Trabalho

O iVAP é um aplicativo por assinatura que evita acidentes através da gestão de desvios comportamentais e condições de trabalho. A ferramenta foi desenvolvida pela empresa brasileira Consultores Associados e está disponível no mercado, inclusive no português, desde 2017.

À Security Magazine, Dermeval Bastos, responsável da empresa, salienta que o iVAP destina-se “a todas as empresas que querem evitar acidentes de trabalho”. Neste sentido, salienta que a mesma tem aplicação em mais de 13 segmentos empresariais, desde a construção civil, petróleo e gás, químicas, agronegócios, serviços, bens, serviços industriais, metalúrgica, siderurgia, saneamento, entre outras.

A app, através de avaliadores por áreas e/ou frentes de serviços, faz observações de atitudes e comportamentos humanos, identificando através do perigo, riscos das actividades realizadas, bem como condições de trabalho, quantificando os desvios e estabelecendo o grau de criticidade por acções, numa observação que leva em média 25 a 45 minutos.

Segundo explica o responsável, “o aplicativo em tempo real ao finalizar a observação do local avaliado; calcula a probabilidade de um acidente ocorrer em dias; o valor financeiro da possível perda/ acidente; faz um alerta da situação local tipo (atenção, risco grave iminente, bom, regular e óptimo), situações em que se encontram o local observado,  assim como mede o valor da cultura organizacional; contabiliza todos os desvios; emite em até 6 segundos um diagnóstico, emite um relatório gerencial com gráficos, a ser enviado ao gestor da área para providencias”.  Como acrescenta, “permite ao gestor fazer análises de tendências como forma de estabelecer a melhor estratégica de gestão de perdas/acidentes, revê e aprimora os procedimentos operacionais através do monitorização contínua”.

Tal como acrescenta, este “é o que existe de mais moderno em PSM (Process Management Safety), baseado em padrões classe mundial”.

A app usa quatro matrizes de análise de riscos; usa dados de pirâmides de acidentes de mais de 13 segmentos empresariais a nível mundial (probabilidades); usa modelo matemático de cálculo acidentário; utiliza a visão de gestão ISO na aferição da cultura organizacional.

Relativamente às vantagens para as empresas, o responsável destaca a velocidade na identificação de riscos, através da monitorização por avaliadores de campo, a motivação da força de trabalho sem acidentes e a redução do valor do prémio de seguro ao reduzir riscos empresariais. Além disso, aponta que a sua utilização pode influenciar e persuadir gerentes, directores, presidentes de organização para investirem em segurança total, pois demonstra o valor da possível perda em tempo real, entre outros aspectos.

A App é certificada pela ABES Associação Brasileira de Empresas de Software e, por estar acessível online, também pode ser utilizada por empresas em Portugal.